Enviem-nos por aqui suas idéias, suas denuncias, seus problemas sociais, nós tentaremos ajudar. (fotos, videos, relatos)

...esquecidas pela gestão municipal de Natal desde sempre, são verdadeiramente os invisíveis sociais, lembrados tão somente em períodos de eleição, onde canalhas inescrupulosos se aproximam dessa gente humilde, em sua maioria formada por pessoas que vieram do interior para a capital em busca de dias melhores, no entanto ao chegarem aqui, são obrigadas a viver a margem da sociedade, sem direito as mínimas infraestruturas que é direito de todos e prevista na nossa carta magna, até quando políticos de mandato irão se manterem omissos com esse povo? Quando veremos esses camaradas cumprirem seus papeis para o qual foram eleitos?

 

Nos estudos dos pontos críticos da Zona Norte apresentamos algumas providências a serem tomadas. Para a solução dos pontos críticos relacionados existe projeto de drenagem na Secretaria Municipal de Obras e Infra estrutura, que consiste em um sistema integrado de Drenagem que deverá resolver definitivamente os graves problemas de inundações periódicas na região. Este sistema intregado foi previamente planejada dentro de um contexto mais amplo e as intervenções estruturais consistem em obras que devem preferencialmente privilegiar a redução, o retardamento e o amortecimento do escoamento das águas pluviais. O Sistema Integrado de Macro-drenagem constitui-se de uma bacia aberta (Lagoa Azul / Rio Doce) reunindo as águas de várias bacias, com fluxos gravitacionais, não requerendo o funcionamento de bombas interligando desta forma cinco lagoas de captação de águas de chuva - Jardim Progresso, Aliança, Soledade, Santarezinho e José Sarney - a partir da construção de um túnel da lagoa do Jardim Progresso (Jardim Primavera) para a lagoa Aliança, um canal ligando a lagoa do loteamento Aliança com a lagoa do Soledade; a ampliação do extravasor desta para a lagoa José Sarney; um extravasor indo da lagoa do Santarezinho para a lagoa José Sarney e a ligação desta última com a Lagoa do Sapo / Lagoa Azul por meio de um túnel, permitindo a transposição das bacias de montante para a Lagoa Azul. As galerias e túneis do sistema de macro-drenagem funcionam como extravasores das cinco lagoas. Uma caixa de transição foi projetada para conectar o túnel extravasor da lagoa José Sarney com diâmetro de 2,8 m a uma galeria retangular existente, com seção de 1,5 m X 3,0 m, projetada para conduzir as águas bombeadas das lagoas de acumulação da região para a lagoa do Sapo, nas proximidades da Lagoa Azul. As áreas adjacentes a Lagoa do Soledade (rua Sampaio Correia, rua Joaquim Caldas, rua Luiz Moura, rua São Martinho, rua São Caetano, Av. Cidade praia, Av. Centenário da Abolição e Av. Três Américas) sofrem inundação pelo Rua Bel. Francisco Menezes de Mello, 89 – Ponta Negra - Natal RN CEP 59.082-354 - Fone/Fax: (084) 3219-3827 - 9407 1489 CNPJ: 70.052.634/0001-73 Insc. Est.: 20.041.249-3 5 “Nossa missão é servir com excelência, ética e eficiência, contando com servidores competentes e valorizados, primando todos pelo respeito ao cidadão e ao meio ambiente, contribuindo para fazer de Natal uma cidade cada vez mais humana, socialmente mais justa, solidária e sustentável, com a melhor qualidade de vida para toda a população”. transbordamento da lagoa do Soledade e o afloramento do lençol freático. A interligação da lagoa do Soledade e a implantação de galeria para recolhimento das águas pluviais nessas ruas e lançando na lagoa do Soledade, interligando-se ao sistema, resolvendo desta forma os alagamentos nas ruas citadas. As águas que transitam pelas lagoas de detenção sofrem um processo de pré-tratamento, incluído processos de retenção de matérias sólidos em suspensão por sedimentação e gradeamento. A prefeitura conjuntamente com a pavimentação e drenagem está implantando o esgotamento sanitário em parte da área do projeto que deverá melhorar bastante a qualidade da água escoada superficialmente na bacia. As condições de absorção dos impactos no exutório do sistema integrado de drenagem são bastante favoráveis, tendo em vista que a vazão efluente do sistema integrado é limitada pela capacidade de escoamento da galeria retangular existente que receberá as águas da lagoa José Sarney para o corpo receptor, a lagoa azul, apresenta-se com um grande espelho d’água, de 70 ha, suficiente para amortecer bastante as vazões de pico, tornando-as compatíveis com a capacidade de drenag

 

Exatamente ao lado do Comando da Guarda Municipal de Natal, existe uma lagoa de captação, toda a área da lagoa foi urbanizada anos atrás , existindo no local rua pavimentada e calçada para pratica de corrida ou caminhadas, no entanto, ao visitar o local fiquei chocado com tamanha destruição da área pública e tudo ao lado de um QUARTEL de profissionais, cuja função é exatamente guardar o patrimônio público do município. Onde eles estavam quando ocorreu todo esse saque do patrimônio? Todo o alambrado da lagoa foi furtado, bombas potentes trifásicas, motores de grande potencia, pesadíssimos sumiram, dutos metálicos, pesando mais de 100KG também sumiu, até um transformador, que transforma a energia de 13,9KVA para 380 volts foi furtado de cima do poste, um verdadeiro show de horrores onde com certeza alguém viu e fechou os olhos corroborando para que milhares de pessoas residentes nesta área estejam a mercê da própria sorte, uma vez que, sem as bombas para bombear as aguas que chegam ao local vindas de 9 outras lagoas as aguas invadirão as casas de pessoas simples, que costumeiramente e a cada período chuvoso vivem entre o medo e o temor de mais uma vez perder todos os seus pertences, sua história, memórias ou até mesmo a própria vida! Cadê os vereadores da cidade, cadê o MPRN e principalmente, cadê a guarda municipal que, muito embora tenha o seu comando exatamente dentro da área desta lagoa, nada viu, nada ouviu e nada fez!

 

...e totalmente tomadas pelas verdadeira floresta que se tornou a área que deveria ser para o recebimento da agua, juntamente a tudo isso um total descaso, negligencia e omissão de uma gestão que não tem entre os seus fornecedores uma empresa para que, continuadamente estivesse em cada lagoa de captação da cidade garantindo o bom funcionamento. Não fosse apenas a questão da manutenção da lagoa e bombas, o entorno dessas lagoas que foi urbanizada está totalmente abandonado, inutilizado para a população e ocupado por ladrões de cabos de cobre que usam o lugar para queimar os fios, objeto dos furtos diversos na região, e tudo isso praticamente no quintal do Comando da Guarda Municipal de Natal, No caso em questão, essa lagoa fica no final da avenida Itapetinga, conj. Santarém, exatamente por trás do Comanda da Guarda Municipal de Natal que também não tiveram a competência de evitar que todo o alambrado no entorno dessa lagoa que foi urbanizada, não somente dessa, mas das duas lagoas de captação existentes no Loteamento José Sarney, e tivessem todo o alambrado retirado, roubado, furtado para ser vendido como sucata em algum ferro velho da localidade. Pior do que isso foi constatar que toda estrutura de bomba e tubos metálicos foram também furtados indicando que em período chuvoso a agua irá se apossar no local e invadir as casas da região. Até quando teremos gestores públicos desconectados da realidade? Que entendam que a manutenção corretiva / preventiva é tão importante quanto as novas obras implementadas pela cidade e que, se não pensar em manutenção serão outros elefantes brancos espalhados pela cidade. Precisamos de vereadores ligado ao povo, que seja naturalmente oposição ao gestor executivo pois essa tal situação negligencia o povo e deixa o prefeito numa total zona de conforto e no final faz uma gestão pífia e totalmente impopular por não atender adequadamente as necessidades da população!

 

Uma área com um triste histórico de perdas provenientes de ruas e casas alagadas por conta da ocupação de uma área que nunca foi devidamente fiscalizada e regulada. Os moradores do Loteamento José Sarney por décadas sofrem com a aflição em cada período chuvoso com as fortes chuvas que caem na cidade e provocam enormes alagamentos onde as pessoas perdem o pouco que tem, o que fazer para mudar essa realidade diante de uma gestão pouco atenta, pouco prioritária a temas de extrema relevância para a vida de pessoas ditas verdadeiras invisíveis sociais onde os políticos que aparecem na verdade vem em busca de uma troca de favores politico eleitoral!

 

Um dos grandes problemas do bairros da zona norte de Natal é exatamente a organização social, a região enfrenta os mais diversos problemas, desde a coleta do lixo, pontos de lixão em quase todas as comunidades, como também as questões de mobilidade, acessibilidade, iluminação pública como também o cumprimento de normas e leis existentes. É neste sentido que fizemos esse vídeo para demonstrar o descaso até mesmo de quem foi eleito para representar seu povo, porém na pratica isso não acontece!

 

Uma reflexão sobre um dos porquês que, apesar da zona norte de Natal ter varias lideranças comunitárias e nossas demandas não são atendidas adequadamente! Reflitam e mudem para que verdadeiramente nossa região possa mudar de verdade!

 

O lixo só passa, quando passa 3 vezes por semana, não há eco pontos, a população é má instruída, um prefeito ignorante que não escuta as pessoas, lideres, pessoas que poderiam contribuir na gestão. Mais ano que vem vai querer se manter no poder através de algum poste dele como candidato!

 

Falar sobre drenagem causa em mim uma certa revolta, pavimentação, saneamento e drenagem públicas são preceitos básicos nas políticas públicas de qualquer cidade, tanto é verdade que os novo conjuntos residenciais são planejados exatamente com esse tipo de infraestrutura, no entanto, moradores da zona norte há décadas sofrem por esse tipo de situação, alagamento de ruas, uma situação vergonhosa que o prefeito da cidade e sua assessoria deveriam se envergonharem por cobrarem tão alta taxa relacionada ao IPTU e não entregar a essas pessoas a infraestrutura necessária para resolver esse tipo de situação. Loteamentos como Santa Inês, Nova Republica, conj. Santarém, Soledade, Nova Natal, conj. Gramoré, Rua Tenente Souza e demais ruas circunvizinhas dessa região há décadas são desassistidas de soluções para resolver esse tipo de situação. De contra partida, lá no Largo do Colégio Atheneu, mais precisamente na rua Seridó, a prefeitura está gastando milhões na construção de um piscinão para receber as aguas da chuva e direciona-las para uma galeria de aguas pluviais. Porque a zona norte igualmente não é atendida na mesma demanda? É aquilo que percebemos há muito tempo que a zona norte não é adequadamente atendida quando o assunto é infraestrutura, que nós moradores da região, pagadores de impostos não recebemos os mesmos investimentos aplicados em outras regiões da cidade. Por isso levantar a bandeira de uma eventual EMANCIPAÇÃO POLITICA não deve ser descartada uma vez que desde sempre fomos discriminados, negligenciados, desassistidos naquilo que depende das ações das gestões, seja municipal, seja estadual!

 

O bairro da Redinha é um dos bairros mais antigos da Zona Norte de Natal, muito antes de qualquer outro bairro existir, já existia uma vila de pescadores no lugar e que com a construção da Ponte metálica e logo a seguir a ponte de Igapó, devagarinho o desenvolvimento começou, devagarinho, não somente no bairro Redinha, mais como para toda região norte de Natal, no entanto, aquilo que depende dos investimentos públicos, direitos básicos de qualquer cidadão, ainda hoje, em pleno século 21, ano de 2023, pavimentação, iluminação, saneamento, segurança, saúde de qualidade são apenas algumas das deficiências que existem na região. No entanto atualmente e diante da crise governamental, os moradores da Redinha, principalmente aqueles que vivem da exploração do turismo com seus bares e restaurantes estão comendo o pão que o diabo amassou. Obras que se iniciaram há mais de 2 anos andam a verdadeiros passos de tartaruga, comerciantes foram despejados de seus comércios com o argumento de melhorias, porém, os mesmos alegam que não há nenhuma garantia que os mesmos poderão voltarem para seus locais de trabalho após a obra. Alguns já estavam no local há mais de 40 anos tendo nesta atividade sua única fonte de renda. Até quando veremos vereadores, parlamentares eleitos para brigar por esse povo, calados, aceitando todas as ações do poder executivo municipal, CALADOS, sem nada questionar. Estamos aqui colocando a cara a tapa em defesa desse povo humilde que se submetem a acordos prejudiciais a eles mesmos por não terem conhecimento nem ninguém que os representem adequadamente, lutaremos por vocês!

 

Dando sequencia ao vídeos que fizemos sobre os gastos da Cota Parlamentar de 18 mil reais mensais que todo vereador de Natal tem direito, iniciamos a curiosa pesquisa quando vimos dois vereadores quase irem as vias de fato numa briga em plena sessão no plenário da câmara de vereadores (Anderson Lopes x Robério Paulino),    • Na semana em que 2 vereadores quase c...   na sequencia fizemos um vídeo comparativo entre os mesmos gastos dos vereadores Milklei e vereador Peixoto    • Comparativo dos gastos das verbas de ...   e agora para complementar os gastos dos vereadores dito da zona norte de Natal, apresentamos os gastos dos vereadores Nivaldo Bacurau e a vereadora Margareth Regia, salientamos que tal trabalho não tem a intenção de denegrir a imagem de nenhum dos vereadores, no entanto, devido a desunião desses atores públicos com relação aos inúmeros problemas que existem na região, tal análise se faz necessário para que seja demonstrado os gastos e consequentemente os frutos resultados desses gastos em favo da nossa região!

 

No exercício de minha cidadania, resolvi pesquisar, diretamente no site da Câmara Municipal de Natal (https://www.cmnat.rn.gov.br/verbas-2023), os gastos mensais das verbas de gabinete que deveria ser utilizadas para cobrir os gastos no exercício do mandato, lembrando que anualmente esse valor chega a R$ 216.000) duzentos e dezesseis mil reais apenas com esse mimo público, verificamos que, a prestação de contas, do meu ponto de vista não detalha adequadamente esses gastos. Fiquem vocês com a conclusão dessa pesquisa! marciovarela.com.br podlitica.com.br

 

Na zona norte, a escuridão, a deficitária coleta do lixo, a lama, os buracos nas vias, a falta de fiscalização e regulação do que pode e não pode com relação ao exercício da cidadania, na zona norte, uma área que parece viver a margem da lei tudo acontece. Lixo nas ruas e canteiros, matos pelos becos ruas e calçadas, todo tipo de irregularidade encontramos nesta região. Desde os pontos menos esquecidos como os bairros Potengi e Pajuçara, como em todas as localidade da região administrativa norte, agora eu pergunto, que administração? A zona norte desde sempre foi e é o patinho feio da prefeitura de Natal, as pessoas tinham ou tem vergonha de dizer que vivem nesta região tamanha temporal discriminação que sempre existiu. Não é difícil de entender quando a pauta sobre a emancipação politica da região vem a tona, acontece porque simplesmente a prefeitura de Natal não cuida direito, trata com discriminação, negligencia e falta de prioridade. A região leste tem a coleta do lixo de segunda a sábado enquanto que na zona norte, com quase o triplo da população, portanto a maior zona da cidade, o lixo é recolhido apenas 3 dias na semana, uma prova da falta de sintonia com a realidade do povo, números estatísticos e principalmente a falta de empatia de quem está no comando da cidade!

 

Todo vereador tem direito a uma verba, a tal verba de gabinete, que no caso é de R$ 18 mil, tal verba deve ser utilizada para a gestão do mandato e deve ser minuciosamente discriminada por se tratar de gasto de dinheiro público. Diante da situação ocorrida resolvemos comparar os gastos de ambos os vereadores afim de se verificar se estão usando bem e com transparência os gastos de nosso dinheiro!

 

Assim como no antigo desenho Caverna do Dragão, onde os personagens nunca encontraram o caminho de volta para casa, assim é essa obra que já se estende por quase 18 anos, no entanto, um dia os governantes e políticos ão de terem vergonha na cara e também se revoltem, se manifestem, lutem para que verdadeiramente nosso povo seja respeitado. Esse é apenas um dos inúmeros casos de omissão, negligencia e porque não dizer discriminação com a zona norte da cidade. Temos que lutar e colocar no poder executivo alguém de nossa região ou alguém que verdadeiramente tenha um compromisso real com aquela região, pois como dizia um tal palhaço, pior do que tá não fica!

 

Fincado no coração da Zona Norte de Natal, os loteamentos Santa Inês e Nova República são clássicos exemplos do descaso e abandono com um povo, pessoas mais humildes, trabalhadores que vivem onde suas condições permitem que possam viver. O ESTADO, a gestão pública municipal pouco olha para essas regiões, são os mais diversos problemas existentes, desde a falta de infra estrutura básica, como também, saúde, transporte, segurança, educação. São os ditos INVISIVEIS SOCIAIS, são aquela parcela da sociedade que os olhos dos poderosos passam despercebidos, lembrando deles a cada período de campanhas eleitorais onde mais uma vez são lembrados e tem suas supostas atenções voltadas para essas pessoas. Digam não a esses políticos mal caráter que usam do poder público apenas para o seu próprio crescimento pessoal e quando eleitos somem da vista de todos!!!

 

Os moradores da zona norte, principalmente os que trabalham ou residem próximo a Avenida das Fronteiras e que diariamente precisam passar por aquela esburacada e inacabada obra, situação que retrata bem a corrupção em nosso estado um descaso absoluto que não há quem remedie a situação, a impressão que dá é que tantos deputados, MPRN, todos estão juntos nessa omissão e negligencia total e completa com a zona norte, revoltante e não tem como ficar neutro diante de tamanho descaso!

 

SEMSUR Natal Competência da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SEMSUR: I – normatizar e fiscalizar o comércio ambulante, as bancas de revistas, quiosques, os trailers e demais serviços similares; II – administrar, fiscalizar, implantar, regular e racionalizar os serviços urbanos em cemitérios públicos, áreas públicas, horto municipal, solo urbano, iluminação pública convencional e especial de vias e logradouros públicos, feiras livres, mercados públicos, apreensão de animais, modulares e de serviços, lavanderias públicas e outros serviços públicos municipais; III – implantar medidas que estimulem o comércio diretamente do produtor ao consumidor; IV – projetar obras e serviços de interesse metropolitano; V – auditar as atividades que utilizem pesos e medidas, no âmbito de sua competência; VI – atender e orientar, com cordialidade, a todos quantos busquem informações, apoio e serviços a serem prestados no interesse do desenvolvimento urbano; VII – adotar medidas preventivas, em conjunto com órgãos congêneres, relativas à saúde pública; VIII – vincular suas ações à paisagem da Cidade de modo a mantê-la sempre atrativa e saudável, objetivando o cumprimento da sua vocação turística, priorizando essas ações em prol do bem-estar da população e do desenvolvimento das atividades turísticas; IX – proceder, dentro das normas técnicas, à análise, ao licenciamento, à fiscalização e aos serviços de poda e abate de árvores; X – proceder, no âmbito do seu Órgão, à gestão e ao controle financeiro dos recursos orçamentários previstos na sua Unidade, bem como à gestão de pessoas e recursos materiais existentes, em consonância com as diretrizes e regulamentos emanados do Chefe do Poder Executivo; XI – instituir um cronograma de ações, adequado às atividades desenvolvidas nas feiras livres, para cumprir as determinações da Vigilância Sanitária dispostas na legislação específica; XII – promover um sistema de gerência in loco, que operacionalize a coleta de resíduos orgânicos e inorgânicos, bem como a coleta seletiva nas feiras livres, em parceria com a URBANA; XIII – promover uma política de gestão que vise revitalizar as feiras livres, instituindo uma sinalização interna e externa e o uso de equipamentos desmontáveis assegurando a cobertura das feiras livres; XIV – promover periodicamente um estudo que retrate a necessidade de adequação e/ou ampliação onde estão localizadas as feiras livres; XV – instituir calendário anual de cursos de capacitação dirigido aos comerciantes de feiras livres, priorizando a temática sobre o manuseio, exposição, acondicionamento e técnicas de vendas, em parceria com a SEMTAS e a Vigilância Sanitária; XVI – qualificar o feirante como estacionário, aquele que ocupa determinado e específico espaço público, periodicamente, utilizando-se de equipamento desmontável e compatível com suas atividades, devidamente cadastrado e autorizado pelo órgão competente; XVII – exercer outras atividades correlatas. SEMSUR Natal Iluminação Pública https://www.encontranatal.com.br/sobr...

 

Há aproximadamente 18 anos, o governo do estado iniciou uma obra cuja finalidade seria melhorar a logística de mobilidade por dentro da zona norte de Natal, a ideia seria ligar a avenida Moema Tinoco a BR 406 na altura do gancho de Igapó favorecendo o acesso ao aeroporto, porém passado todos esses anos, a obra não foi finalizada, moradores do entorno perderam comércios, casas são constantemente alagadas por conta das chuvas e uma drenagem inadequada ou insuficiente, ruas viraram becos, muito lixo e escuridão a noite, uma escola perdeu alunos e um turno exatamente pela insegurança no local e infelizmente, entra ano e sai ano, nem MPRN, nem TCE, nem deputados, NINGUEM consegue fazer com que o governo do estado cumpra seu papel e entregue a cidade essa obra, e infelizmente, com a atual gestão é que a coisa está mais complicada, pois até mesmo uma rotatória instalada recentemente nesse viaduto eles não conseguem entregar, uma total falta de respeito com nossa sociedade!

 

Há décadas moradores das regiões mais carentes de Natal sofrem ano a ano quando começam o período de chuva e ruas alagam, as aguas invadem casas e destroem o pouco do quase nada que essas pessoas tem. Ruas Como Santa Inês, Vale do Sol, Mastro Tom Jobim e como não citar o caso mais revoltante, a Rua Tenente Souza. A atual gestão sabe como resolver, talvez não tenha a devida boa vontade, já apresentamos soluções paliativas para ao menos fazer com que as aguas desses alagamentos escoem o mais rápido possível, porém, nem esse tipo de solução nos foi concedida, daí vemos a prefeitura gastar quase 8 milhões em uma obra em Petrópolis, berço da burguesia natalense, enquanto que os INVISIVEIS SOCIAIS não recebem o mesmo tratamento. Não vou me calar, precisamos de equidade das ações, se os problemas atingem do menor ao maior que do menor ao maior TODOS possam ser atendidos. O que mais me assusta é ver o silencio de vereadores que se diziam do povo antes da eleição e agora passam literalmente pano para o prefeito!

 

Uma área enorme, o maior colégio eleitoral do RN, no entanto, obras que deveriam definitivamente resolver os problemas de mobilidade e acessibilidade na região, não serão inteiramente implementadas, obras que atenderão parcialmente os problemas de mobilidade, entretanto, obras fundamentais como a construção de passarelas não estão previstas no cronograma da prefeitura de Natal ou Governo do RN. É preocupante pois sabemos que os congestionamentos continuarão em outros pontos. Além de toda problemática, não vemos ao menos o debate de se construir uma terceira ponte sobre o Rio Potengi, interligando a zona leste de Natal a zona norte, como já falamos em outros vídeos!

 

Uma área enorme, o maior colégio eleitoral do RN, no entanto, obras que deveriam definitivamente resolver os problemas de mobilidade e acessibilidade na região, não serão inteiramente implementadas, obras que atenderão parcialmente os problemas de mobilidade, entretanto, obras fundamentais como a construção de passarelas não estão previstas no cronograma da prefeitura de Natal ou Governo do RN. É preocupante pois sabemos que os congestionamentos continuarão em outros pontos. Além de toda problemática, não vemos ao menos o debate de se construir uma terceira ponte sobre o Rio Potengi, interligando a zona leste de Natal a zona norte, como já falamos em outros vídeos!

 

Inaugurado na primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves, o Terminal de Integração do Conjunto Soledade II, na região Norte da cidade, mais especificamente no conjunto Soledade !, importante ponto logístico para os moradores da zona norte de Natal, há vários anos este terminal perdeu sua finalidade original que era de ser um ponto de interligação dos moradores dos bairros mais distantes ao terminal e deste ponto tomariam novo transporte seguindo assim para os mais diversos pontos da cidade, no entanto atualmente serve tão somente como terminal de linhas.

 

De acordo ao artigo 5º, § 6º da Resolução 414 ANEEL, a iluminação pública é de responsabilidade de pessoa jurídica de direito público ou por esta delegada mediante concessão ou autorização, caracteriza-se pelo fornecimento para iluminação de ruas, praças, avenidas, túneis, passagens subterrâneas, jardins, vias, estradas, passarelas, abrigos de usuários de transportes coletivos, logradouros de uso comum e livre acesso, inclusive a iluminação de monumentos, fachadas, fontes luminosas e obras de arte de valor histórico, cultural ou ambiental, localizadas em áreas públicas e definidas por meio de legislação específica, exceto o fornecimento de energia elétrica que tenha por objetivo qualquer forma de propaganda ou publicidade, ou para realização de atividades que visem a interesses econômicos. Na zona norte, é perceptível que a qualidade da iluminação de ambos os lados da cidade, divididos pelo Rio Potengi, é extremamente diferente, enquanto a zona leste, zona sul são favorecidas com iluminação de qualidade, lâmpadas de LED, o segundo maior colégio eleitoral do Estado é tratado com desprezo só sendo lembrado em períodos eleitorais. Acorda Zona Norte!

 

Avenida das Fronteiras, uma importante avenida que corta, desde o extremo norte da zona norte de Natal, até a BR 406, cuja obra iniciada e paralisada em 2007 visava ligar os acessos da ponte Newton Navarro ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no entanto a obra há mais de 15 anos foi abandonada e os moradores, comerciantes e todos que precisam transitar por esse local vivem uma realidade de muita lama, buracos, lixo, uma total desordem social e tudo isso com o silencio de deputados, MPRN, e todos os órgãos de fiscalização que deveriam entrar com uma ação de "Obrigação de Fazer", porém a impressão que temos que todos participam do mesmo grupinho, que existe um acordo e que também esses ignoram e fingem não ver o escabroso descaso com a Zona Norte da cidade de Natal!

 

Em Natal, ou melhor, na cidade de São Gonçalo do Amarante fica o aeroporto que leva o nome da Cidade, AEROPORTO DE NATAL, cerca de 30 KM para o centro da cidade, o aeroporto, apesar da boa estrutura, sua localização geográfica já foi tema de inúmeros debates, porém, o que mais chama a atenção são as estratégias criadas para literalmente EXTORQUIR o dinheiro público, a começar pela entrada do aeroporto que é o objeto deste vídeo, a edificação do aeroporto, onde ficam os embarques e desembarques ficam a aproximadamente 2 KM da cancela de entrada do mesmo, sendo cobrado a taxa de R$ 18 por hora, acrescido o valor de R$ 5,00 por cada hora adicional e o limite de tolerância de tempo sem pagamento da taxa é de apenas 15 minutos, ou seja, são quase 2 km para se percorrer a uma velocidade de no máximo 60KM e 15 minutos para entrar e sair sem pagar a bendita taxa, um absurdo, uma clara demonstração de desrespeito ao consumidor, tão verdade que o único posto de gasolina no aeroporto colocou uma promoção onde ao abastecer R$ 100, o camarada ganha + 15 minutos de permanência. hilária situação com total silencio de MPRN, PROCOM Estadual e todos os que diretamente poderiam intervir neste abuso a economia popular em nosso estado!

 

O progresso chegou na zona norte de Natal, porém essa evolução se deu por conta da iniciativa privada, aquilo que depende do capital público, ou seja, do dinheiro dos nosso impostos, desde sempre é aplicado a conta gotas, são tantos os problemas na região a começar pelos acessos, saneamento básico, iluminação pública, transportes, saúde, educação, infraestrutura, são problemas para dar e vender. O que fazer para mudar essa realidade? No caso apresentado, desde sempre, há mais de 42 anos atrás quando estes conjuntos foram inaugurados, nada foi feito para promover a boa mobilidade de pessoas dessa região da zona norte, a Companhia de Trens Urbanos (CBTU), nunca investiu em melhorias com relação a mobilidade e acessibilidade de pessoas que cruzam obrigatoriamente e diariamente a linha férrea, nem o mato no entorno dos trilhos do trem eles limpam, é um absurdo. Além disso a má iluminação pública além do lixo são os ingredientes perfeitos para a propagação do caos. Por onde andam os vereadores da região eleitos? Cadê Eudiane Macedo, Sargento Gonçalves, Divaneide, todos deputados que se dizem da zona norte de Natal. Será que um simples cidadão sem mandato precisa despertar em vocês o espirito de cidadania?

 

Um canal criado para demonstrar a realidade nua e crua da zona norte de Natal, em todos seus aspectos, desde a -precária infraestrutura como também as questões de saúde, educação, transportes entre outras pautas. Buscamos mostrar o que os canais abertos de TV que vivem exatamente do dinheiro público não mostram! Aqui os IMBECIS (conforme o (Iluministro Alexandre de Morais o Imperador do Brasil) tem voz e vez, o povão aqui pode falar e se manifestar a vontade, não fazemos jogo politico partidário com ninguém, nossa principal característica é a LIBERDADE TOTAL de fala e posicionamento politico! https://www.youtube.com/@zonanorteempautanatal marciovarela.com.br podlitica.com.br

 

Estamos no segundo mandato de ambas as gestões, tanto o governo do RN quanto a prefeitura de Natal, quem tem feito mais, ou melhor, quem está atendendo as diversas demandas sociais de nosso Estado e capital adequadamente? É nítido e notório que Natal a capital do RN passa por diversas obras estruturantes, sabemos que são insuficientes devido a enorme carência existente, porém vemos um prefeito que tem feito das tripas coração no intuito de dar uma resposta a população, isso é notório. De contrapartida também temos uma governadora que está em seu segundo mandato, porém, ao contrario da prefeitura de Natal essa nada ou quase nada relevante tem feito para resolver os diversos problemas, principalmente na infraestrutura do Estado, são estradas esburacadas, obras que se arrastam por décadas, escolas em total precariedade estrutural, escola sem alunos, fechadas, UPA"s sucateadas, desemprego e excessivo aumento de impostos. Sem querer fazer comparações mais é gritante a diferença de ambas as gestões quando se fala em atender as demandas sociais!

 

Desde a fundação dos conjuntos da zona norte de Natal, o progresso, aquilo que depende da gestão executiva da capital, nesta localidade não chegam da maneira com que se espera de uma gestão executiva, seja pelo poder municipal ou estadual, embora o atual gestor de Natal muito tem feito pela região, no entanto um descaso de décadas, apenas uma ou duas gestões parecem insuficientes tamanha a demanda a ser atendida. Uma região importante, que divide os conjuntos Soledade 2 e Santa Catarina, sofre, desde o acumulo de lixo ocasionado por uma coleta irregular e insuficiente, uma vez que a coleta ocorre apenas 3 vezes por semana, como a ausência de pontos de coleta, os chamados eco pontos. Antes o problema fosse apenas esse, porém a área fica exatamente numa área cuja responsabilidade é da CBTU, empresa do Governo Federal e que não presta, não proporciona a manutenção preventiva referente a limpeza dessas localidades, principalmente no perímetro urbano. Também a iluminação pública de ambas as vias (Av. Serra Negra e Av. Sr. do Bonfim), ambas não são satisfatoriamente bem iluminadas. Porém o fator mais preocupante é a quantidade de assaltos, principalmente contra jovens alunos do IFRN ZN que fica nos arredores dessa região. Diariamente, muitos cruzam a linha do trem, seja pela manhã tarde ou noite, e a noite que a situação se torna critica devido a escuridão no local, desde sempre. Para completar toda a tragédia, o proprietário de um supermercado (Bom Dia) resolveu colocar um portão e manter fechado quando o supermercado dele estiver fechado, é a apropriação de espaços públicos com a total falta de fiscalização dos orgãos públicos, como também de vereadores que poderiam representar a população ao menos buscando garantir a mobilidade. Fato é que a zona norte de Natal, sempre tratada de uma maneira meio que discriminatória e omissa por parte de quem deveria atender todas as localidade com equidade e justiça social.

 

Nosso vídeo de numero 201, são 201 situações demonstradas, não demonstramos ainda nem a metade das dezenas e dezenas de situações existentes na zona norte de Natal, porém esse é um vídeo especial, uma volta ao passado da região! A Zona norte de Natal é uma região que se destaca a Redinha, a Ponte Newton Navarro, o Partage Norte Shopping e muitos natalenses moram na região. Mas, como era a Zona Norte de Natal no século passado? Por isso, resgatamos fotos e vídeos de uma parte da cidade de Natal com poucos registros de um passado não tão distante. Pegamos da página do Instagram ZN das antigas, que tenta resgatar a história do local

 

Na zona norte de Natal, tudo funciona "mais ou menos", obras que começam e não chegam ao seu fim, obras paralisadas, entre outras situações, são muitas as demonstrações de descaso e abandono público com prédios, edificações, ruas e muitas outras situações que provam um total e absoluto descaso público e estratégias que possam verdadeiramente melhorar a vida do povo. Dentre as situações pesquisadas, verificamos escolas com enormes espaços físico totalmente abandonados onde varias alternativas poderiam ser tomadas para ressuscitar esses espaços, são inúmeras situações, entre escolas se deteriorando pela falta de manutenção corretiva ou preventiva, escolas carentes, onde faltam desde um alimento de qualidade e iluminação precária, laboratórios de experimentos ou pesquisa entre tantas outras coisas, como também a infraestrutura adequada para os alunos desde o momento em que saem de suas casas. A zona norte de Natal não tem nenhuma escola de Tempo Integral para alunos do nível médio, mesmo com uma população de quase 400 mil moradores, ainda assim os alunos que querem um aprendizado mais intensivo tem que procurar escolas normalmente na zona leste ou sul da capital. Mostramos o exemplo de 3 escolas numa mesma rua que poderia ser transformada exatamente nesse modelo de educação, porém existem outros locais com espaço fisico mais que suficiente para se construir prédios com estrutura mais que adequada para uma educação de qualidade e digna para as pessoas tão discriminadas que vivem por este lado da cidade! O que podemos fazer para mudar essa realidade em nossa cidade? Escolas visitadas: Escola Estadual Dom Jose Adelino Dantas

Escola Estadual 15 de outubro

Escola Estadual Prof. Antônio Fagundes

Escola Estadual Prof. Varela Barca

Escola Estadual Arquiteta Elizabeth

Escola Estadual Amadeu Araújo

Escola Estadual Alceu Amoroso Lima

Escola Estadual Conego Luiz Wanderley

 

Capital do Estado viu nos últimos anos vários projetos serem anunciados pelo poder público sem que nunca tenham deixado de ser somente uma ideia. Com o crescimento dos problemas de mobilidade em centros urbanos como Natal, as ideias para novas intervenções, que possam diminuir o problema, surgem de forma constante. Nos últimos anos, a capital do Estado foi apresentada a inúmeras intervenções, algumas bastante impactantes e que prometiam resolver gargalos de mobilidade. Mas que não saíram do papel. Entre essas propostas, destaca-se a terceira ponte sobre o Rio Potengi, anunciada algumas vezes, a nova Roberto Freire, também parte do pacote de obras para a Copa do Mundo e um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que passaria pela UFRN e pelo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Dessas, somente em relação ao VLT ainda há possibilidade de que a obra saia do imaginário. Por outro lado, outras ações que poderiam também trazer mais conforto e se transformar em opções turísticas também ficaram no papel. No entendimento do arquiteto Jeferson Souza, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU/RN), muitos projetos foram frutos de desejos pessoais dos autores, mas sem grande relevância ou possibilidade de execução. "Muitos desses projetos são fruto dos desejos pessoais, quando se deixa de levar em consideração aspectos mais amplos, isso pode ser devido a ausência de um escritório de projetos dentro desses órgãos. Natal hoje faz divisa com outros municípios. Quando se define um projeto pensando em Natal sem considerar que será utilizado por habitantes de outros municípios e interferências entre essas regiões, são problemas que fazem com que os interesses mudem na medida em que acaba aquela gestão. O ideal seria que as obras fossem pensadas a longo prazo e não para a gestão". Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/uma-natal-que-nunca-saiu-do-papel-relembre-projetos-que-na-o-foram-executados/520966

 

Como aceitar passivamente certas ações? Como olhar com naturalidade certas ações promovidas com dinheiro público e motivada por lideranças desconectadas com as reais necessidades de uma comunidade? Será mesmo necessário realizar uma festa junina no mês de SETEMBRO? Não dá pra engolir goela abaixo esses absurdos, gostem ou não gostem, aquilo que do nosso ponto de vista for considerado minimamente absurdo, iremos sim nos manifestar publicamente a respeito desses absurdos financiados com nosso dinheiro. Quem está ganhando com isso?

 

Há muito tempo temos mapeado as diversas situações de negligencia e abandono público por parte da gestão municipal ou estadual na região da ZN de Natal, são muitos os flagrantes de descaso e abandono onde as pessoas tem que dividirem seus espaços com urubus e o lixo, cuja coleta além de ser irregular a prefeitura não providencia os chamados ECOPONTOS ou pontos de coleta seletiva. Fato é que há muitos anos o abandono predomina na região, são escolas esquecidas, espaços desperdiçados e que poderiam ser áreas de lazer para a própria escola ou para a comunidade, no entanto o que vemos diariamente é isso, mato, lixo, sujeira e absoluto abandono público com as áreas e edificações públicas de nossa região!

 

Nas ultimas semanas um semáforo foi instalado nas proximidades do IFRN ZN na avenida das Fronteiras, tal aparelho tem proporcionado grandes congestionamentos na região, vale salientar que o local em que o mesmo foi instalado não se trata de um cruzamento e sim uma bifurcação em "T" ou interseção em "T", naturalmente, se você está trafegando na via que acaba, o sensato é que pare seu veículo, permitindo a passagem de que circula pela transversal. O correto mesmo é esse local ser devidamente sinalizado, visto que é norma descrita no CTB em seu artigo 88. Acontece que o estudo de caso apresentado, nem sinalização foi implementada na área, não existe faixas de pedestre muito menos orientação aos motoristas que ali se trata de área escolar. Porém verdade seja dita, a Avenida das Fronteiras faz parte do velho e abandonado Projeto Pró-Transportes e por ser uma área estadualizada, creio eu ser o motivo que a prefeitura apenas instalou o semáforo. No entanto, nós como moradores, pagadores de impostos, não importa de quem seja a culpa de oferecer a melhor solução, seja do Município, seja do Estado o que queremos é que seja apresentado as soluções melhores e praticas para o transito de nossa cidade e fato é que a "solução" implementada tem trazido mais transtornos que solução de mobilidade!

 

Há décadas as pessoas residentes nesta região sofrem pelo descaso da prefeitura de Natal em não atender uma politica pública básica e fundamental para a saúde e o bem estar social dessa população, O direito de poder sair de casa em dias chuvosos sem meter literalmente o pé na lama. O descaso é histórico e já vem de outras gestões, ações já foram peticionadas, denuncias diversas ao ministério público do RN, varias matérias televisivas no jornais e NENHUMA PROVIDENCIA TOMADA. Nem o bombeamento das aguas que se acumulam a prefeitura não providencia a retirada, é um total e absoluto descaso com o povo pagador das mais altas cargas tributárias do mundo e que não veem seu dinheiro retornar em obras básicas como essa!

 

Não tem como não se orgulhar desse lado da cidade, a zona norte, apesar de toda discriminação e negligencia dos gestores públicos, ainda assim a região é linda!!!

 

Desde os tempos mais remotos, os seres humanos já utilizavam troncos para transpor obstáculos e começavam a construir pontes de pedra. Com o desenvolvimento da Engenharia, as pontes puderam se tornar cada vez maiores e mais complexas, permitindo também o deslocamento de veículos automotores e ligando cidades. Um dos exemplos está no Brasil: antes da inauguração da ponte Rio-Niterói, em 1974, era necessário pegar uma barca (que transportava pouco mais de 50 veículos de uma vez) para atravessar a Baía de Guanabara ou dar a volta nela por Magé. À medida que as pontes encurtam distâncias e diminuem tempos de deslocamento, também podem influenciar a forma como as cidades se desenvolvem, o que pode gerar reflexos importantes na economia. Um caso clássico no mundo aconteceu nos EUA, nesse sentido, é a Ponte do Brooklyn em Nova York. Inaugurada em 1883, ela integrou o distrito do Brooklyn à ilha de Manhattan, tornando-o parte essencial da cidade e permitindo que os moradores de um local pudessem trabalhar no outro. Isso contribuiu para que a população do distrito saltasse de 580 mil para 1 milhão em 15 anos e foi essencial para que a cidade conquistasse a importância econômica que possui hoje. marciovarela.com.br

 

Até mesmo no entorno do maior centro comercial da zona norte de Natal, infelizmente encontramos situações bizarras, de uma gestão totalmente omissa, ausente ou incompetente. Basta uma simples comparação com qualquer entorno dos demais shoppings da cidade, é triste perceber e ficar insistentemente demonstrando o descaso latente com o MAIOR COLEGIO ELEITORAL DA CIDADE E SEGUNDO MAIOR DO ESTADO. Deste lado é gerado em torno de 40% da economia da cidade, como também o polo industrial fica por aqui, no entanto os tributos gerados não voltam adequadamente em forma de obras de infraestrutura e demais necessidades da localidade.

 

O principal corredor de acesso ao aeroporto da cidade não recebe investimentos adequados no perímetro urbano, localidade que comporta grandes lojas, bancos, supermercados e atacadistas. No entanto a região não oferece mobilidade e acessibilidade para quem caminha pela região. Não existem passarelas, aliás, toda a zona norte, com quase 400 mil moradores e não há nenhuma passarela construída com dinheiro público, a única que existe fica exatamente em frente ao Partage Norte Shopping e foi construída pela iniciativa privada. No trecho que compreende o viaduto de Igapó, que está localizado próximo a entrada da Av. Dr. João Medeiros Filho e o viaduto do Gancho aproximadamente 3KM distante, apenas duas faixas de pedestres atendem o lugar, e inadequadas, uma vez que não há rebaixamento do canteiro central em uma delas, além de tudo isso o lixo e a sensação de abandono predomina na região!

 

Mais um dos impactos sociais ocasionadas pelas obras do ESTACIONADO projeto Pró-Transportes foi exatamente a ausência de estudos de impactos sociais, uma vez que um viaduto foi levantado exatamente em frente a uma escola do governo do estado no conj. Santarém, zona norte de Natal. Tal obra fez com que houvesse uma evasão escolar, principalmente no turno noturno que já não existe mais, inclusive a escola não mais oferece ensino médio, apenas o ensino fundamental. Mesma coisa aconteceu com as obras da Copa de 2014 onde um viaduto foi levantado na av. Prudente de Morais isolando a Escola Estadual Des. Regulo Tinoco, cuja escola não fechou as portas por transferirem alunos da comunidade do Bairro Planalto para aquele local. Vale salientar que apesar da enorme população, a zona norte de Natal não possui nenhum escola de Tempo Integral para os alunos da região, provando mais uma vez o descaso do Governo do RN com sua população. Disponibilizamos o link do video anterior. https://youtu.be/8b9Ga6D7KTY

 

Em 2010 foi promulgada a Lei nº 12,305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no país — determina a desativação dos lixões a céu aberto. No entanto, essa realidade nunca mudou, mesmo após 13 anos, hoje mais do antes temos visto em várias ruas, terrenos, canteiros da cidade verdadeiros lixões, por que isso acontece? No Brasil não existe a cultura da RECICLAGEM, aqui, quase todo lixo é desperdiçado, pouca coisa aproveitada, em países desenvolvidos tudo se recicla, gerando a preservação do meio ambiente, e principalmente renda para os que vivem da exploração do lixo. Porque o Ministério Público não autua a prefeitura da cidade? Porque o povo não tem seus direitos básicos e fundamentais atendidos plenamente. Em um país onde a carga tributária é a maior do mundo, não podemos no conformar com as migalhas que o governo devolve em forma de obras e políticas públicas. Compartilhem, publicitem esse vídeo de utilidade pública!!!

 

Como aceitar passivamente certas ações? Como olhar com naturalidade certas ações promovidas com dinheiro público e motivada por lideranças desconectadas com as reais necessidades de uma comunidade? Será mesmo necessário realizar uma festa junina no mês de SETEMBRO? Não dá pra engolir goela abaixo esses absurdos, gostem ou não gostem, aquilo que do nosso ponto de vista for considerado minimamente absurdo, iremos sim nos manifestar publicamente a respeito desses absurdos financiados com nosso dinheiro. Quem está ganhando com isso?

 

Há muito tempo a população da Zona Norte de Natal, que vive do caos e o abandono, cuja áreas públicas quando não tomadas por pessoas maliciosas que se apropriam dos espaços públicos, o lixo, as pragas, o mato, o descaso e abandono são uma realidade marcante na região. Há 18 anos o povo aguarda a finalização das obras do projeto Pró Transportes que até hoje segue parada e a governadora do Estado do RN, já em seu segundo mandato e nada consegue fazer para promover a mobilidade e logística para a região! Alô secretaria de obras do Estado, alô SEINFRA, Carlson Gomes, amenize o sofrimento do povo, ao menos interligue as ruas adjacentes a Av. das Fronteiras a mesma, acabem com os buracos e lama como na entrada da Rua Ponte Nova, no vale Dourado, proporcionem bem estar social ao povo dessa região tão sofrido!

 

O conjunto Soledade I é o segundo conjunto habitacional construído na zona norte de Natal, no ano de 1977, mesmo sendo um dos conjuntos pioneiros no desenvolvimento da região, pouco se vê em investimentos públicos para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Apesar de o conjunto ser vizinho do maior empreendimento da Zona Norte, o Shopping Partage Norte, ainda assim o local não recebe investimentos públicos, ruas esburacadas, canteiros cheios de mato, má iluminação pública, praças totalmente abandonada e o único espaço público para pratica de esportes, uma quadra em total e completo abandono, como ficar satisfeito com uma gestão que não prioriza o povo?

 

Ver a beleza da zona norte de Natal numa perspectiva aérea e noturna e ouvir uma bela canção na voz do cantor JOAB BARBOSA https://www.facebook.com/joab.barbosa.528

 

No dia de hoje, 25;08;2023, foi realizado na Câmara de Vereadores de Natal pelo mandato do vereador José Humberto ; Tercio Tinoco, afim de ouvir dos atores públicos soluções para os diversos problemas relacionados ao tema na cidade. Infelizmente fica a triste conclusão de que, numa audiência pública onde o povo deveria ter liberdade e tranquilidade para falar dos seus anseios, o que vemos é esses atores praticamente terem tempo praticamente ilimitado e a comunidade apenas 3 minutinhos de fala o que é insuficiente para expor toda angustia e anseios de quem vive um problema cuja responsabilidade de solução é exatamente esses gestores.

 

Ao visitar a praia da Redinha Velha, pudemos reparar a total inexistência de barracas, todas foram demolidas, não existe mais o Mercado Público da Redinha, demolido há um ano e oito meses, o que ainda atendia o público também foi levado ao chão, os quiosques, para mim i tiro no pé da prefeitura, uma vez que entendo que nem a preocupação social com o atendimento aos turistas e frequentadores da praia foi levado em consideração, ou seja, concluísse uma parte para começar outra e não desempregar ninguém, uma vez que não existindo nada no local automaticamente os usuários somem. "Não adianta levantar paredes se não nos preocuparmos com as vidas". As pessoas agora estão sem renda, sem sustento, desempregadas o publico sem opção de bares, quiosques ou restaurantes, e a economia do lugar encolheu, murchou, desapareceu, e o pior, que as obras nunca cumprem os prazos, o acesso novo a praia da Redinha velha está "atrasado desde agosto de 2022", que seria o prazo de entrega, o Mercado da Redinha demolido em janeiro de 2022, somente agora, em meados de maio de 2023 começaram as fundações. E a população usuária do local, esta que se dane, e espere a boa vontade de um gestão pública amadora que não escuta ninguém a concluir ao seu tempo as tais obras. Enquanto isso, vereadores, Ministério Público, todos calados em conluio a prefeitura da cidade que faz tudo da forma que bem quer!

 

Tenho seguidamente apontado os problemas estruturais com foco quase que exclusivo na Zona Norte de Natal, sabemos que problemas existem em outras regiões, porém, o objeto do meu trabalho se dá pela região que do meu ponto de vista é a região que será o futuro da cidade. Região que comporta quase metade dos moradores da cidade como também comporta o polo industrial. Inexplicavelmente há décadas a região é tratada com discriminação, omissão, desrespeito e negligencia por parte daqueles que já sentaram na cadeira de prefeito da cidade. Será que lutar pela emancipação politica seria a solução? Acredito que se a região tivesse independência financeira seu crescimento seria extremamente maior do que aquilo que vemos hoje!

 

Há mais de 30 anos, não só esta localidade, mais vários outros pontos de crise semelhantes existem na zona norte de Natal, Rua Vale do sol, Santa Inês, Maestro Tom Jobim e Tenente Souza são apenas alguns exemplos. Varias gestões passaram por Natal e não fizeram as obras que deveriam serem feitas, drenagem, saneamento ou ações semelhantes tais como uma Drenagem Pluvial Inteligente que tem um baixo custo e um resultado eficaz. Verdade é que para alguns, obras baratas não dão lucro, o povo sofre! Precisamos mudar de atitude, unir a sociedade civil e mostrar que juntos somos mais fortes. Infelizmente o que temos tido até hoje na politica são pessoas que usam a gestão pública como balcão de negócios e viram as costas para os diversos problemas sociais, um absurdo inaceitável!

 

Há mais de 30 anos, não só esta localidade, mais vários outros pontos de crise semelhantes existem na zona norte de Natal, Rua Vale do sol, Santa Inês, Maestro Tom Jobim e Tenente Souza são apenas alguns exemplos. Varias gestões passaram por Natal e não fizeram as obras que deveriam serem feitas, drenagem, saneamento ou ações semelhantes tais como uma Drenagem Pluvial Inteligente que tem um baixo custo e um resultado eficaz. Verdade é que para alguns, obras baratas não dão lucro, o povo sofre! Precisamos mudar de atitude, unir a sociedade civil e mostrar que juntos somos mais fortes. Infelizmente o que temos tido até hoje na politica são pessoas que usam a gestão pública como balcão de negócios e viram as costas para os diversos problemas sociais, um absurdo inaceitável!

 

Domingo, dia dos pais, 13/08/2023, seguimos rumo a cidade de Parnamirim RN, buscamos o acesso pela Av. Felizardo Moura que tem passado por obras de ampliação. Como sempre, nosso olhar técnico verificou os velhos problemas, tais quais a inexistência de passarela para pedestres, fiação elétrica aérea, quando poderia ser subterrânea para não deixar os velhos varais de fio provocando além do risco a poluição visual do lugar, além de uma bifurcação da via quando o correto seria indenizar os que ocuparam uma área pública, se é pra fazer, que se aplique o dinheiro de nossos impostos em obras de qualidade!

 

Temos visto empresários e pessoas ligadas ao turismo se queixarem pelo fiasco financeiro do setor nos últimos anos, porém, verdade seja dita que se não há investimentos em infraestrutura básica, como estradas, segurança, transportes, muito dificilmente um turista irá sair de sua cidade para ir para um local pior que o seu, isso é lógico. Há décadas que não há investimentos relevantes nas estradas do RN, a segurança pública está em decadência. Não vemos mudanças ou ações contundentes para mudar essa realidade humilhante que o povo trabalhador que vive do turismo no estado do RN vem passando, o que fazer para mudar isso?

 

Nas regiões sul e sudeste, esse tipo de solução na verdade é uma politica pública já praticada há anos, principalmente em regiões propicias a alagarem com as chuvas nessas localidades. Em Natal, mais especificamente na ZN de Natal, iniciou a execução do saneamento e drenagem de várias ruas da capital, o governo do Estado fala em 70% das ruas de Natal estão saneadas, porém, a realidade dos fatos é que as áreas de maior crise, regióes que há décadas sofrem com esse tipo de situação não foram contempladas e localidade onde o problema não existe as obras foram executadas. Diante de tudo isso procuramos alternativas para que o problema seja ao menos amenizado, assistam o vídeo!

 

Passados 18 anos do inicio desse projeto, como toda obra pública no Brasil, esta é mais uma que ficou pelo caminho, não há TCU, TCE, MPRN, MPF, não há nenhum ser humano que faça o estado complementar suas obras, daí os camaradas gestores públicos desviam recursos e ficam confortáveis em suas mansões, certos da impunidade e o povo que se dane, esse é o Brasil da corrupção!

 

Um conjunto habitacional inaugurado no ano de 1981, parte do bairro Potengi, somado a outros conjuntos tais como Santarém, Santa Catarina e o irmão gêmeo conj. Soledade 1 que salvo engano foi inaugurado em 1979. Fato é que pouca mudou naquilo que depende da gestão pública, as invasões de terras públicas, áreas que proporcionariam vias mais amplas foram tomadas e a prefeitura de Natal foi totalmente omissa, não fiscalizou e deixou que chegássemos a esta realidade, além disso o abandono é evidente, além da péssima iluminação pública a área é totalmente tomada pelo mato e lixo aumentando mais ainda a sensação de insegurança. Cadê os parlamentares eleitos que nada conquistaram para essa região? Fato é que mesmo com 5 vereadores na zona norte de Natal, 2 deputadas estaduais, 1 deputado federal a realidade é que a região da zona norte de Natal é verdadeiramente o patinho feio da capital natalense onde os investimentos são raros.

Como ficar satisfeito com os investimentos de nosso próprio dinheiro em infraestrutura de qualidade para nossa região? Muito embora sabemos que os transtornos aumentaram por consequência das obras na Av. Felizardo Moura, mais realidade é que a região não recebe adequadamente os investimentos que a região da ZN de Natal necessita. São muitas as situações de negligencia, descaso e discriminação e somente com a mudança do comportamento de nossa população é que conseguiremos de fato viver uma nova realidade!

 

Enquanto políticos e partidos já se articulam visando as próximas eleições, você não vê nenhuma articulação politica para resolver os problemas de anos e anos existentes, são obras que começaram e não terminaram, temos um prefeito que parece que está seguindo esse mesmo caminho, de iludir e enganar o povo, basta ver obras como da praia da Redinha que estão pra lá de atrasada, desempregou dezenas de famílias e hoje a única praia da zona norte de Natal está completamente inacabada nas reformas que se iniciaram e não tem data para acabar, são muitos os problemas e não podemos nos calar sabendo que a carga de impostos só aumenta exatamente para custear acordos políticos e criação de novos ministérios para exatamente tirar para eles mais e mais de nossos dinheiro extorquidos por um Estado malfeitor!

 

Todos os anos estas cenas se repetem em Natal RN, são lagoas de captação que transbordam, ruas sem saneamento e drenagem que há décadas ano a ano passam pelos mesmos problemas e junto a tudo isso o sono profundo do poder executivo, tanto estadual quanto municipal que conhecem a problemática porém não investem os milhões necessários para que de uma vez por todas o problema possa ser sanado. O que fazer para que estas cenas não venham a se repetir? A prefeitura além de não levar informações educacionais através de campanhas publicitárias, se torna có autora uma vez que também não fiscaliza muito menos aplica as diretrizes da Lei de Poluição ambiental que entre outras coisas prevê a aplicação de multas como também a restrição da liberdade do cidadão infrator. E porque nada muda? O MPRN, bem como vereadores e deputados não cobram adequadamente ao poder executivo o cumprimento das normas existentes e o gestor responsável fica confortável o suficiente para negligenciar ao povo o direito da qualidade de vida e saúde através das boas praticas relacionadas ao manejo e descarte do lixo bem como o cumprimento da lei do Marco do Saneamento que não foi aplicado onde, nas regiões conhecidas pelo problemas de alagamentos, graves problemas e não foram atendidas e todos os anos os moradores tem seu direito de ir e vir negado, além dos prejuízos físico com as perdas de móveis e imóveis pela invasão das aguas entre outros prejuízos, até quando essas situações irá perdurar???

 

Eterno descaso da prefeitura de Natal com seus moradores, ruas que com qualquer chuva viram verdadeiras lagoas impedindo moradores de sair de suas casas, o direito de ir e vir não existe, que triste realidade em um país onde o cumprimento das leis, as diretrizes da CF estão sendo suprimidas e ignorados pela vontade de alguns, até quando iremos tolerar viver dessa forma com impostos altíssimos e a falta de aplicação desses impostos em obras que tragam mínimos benefícios para a população?

 

Há décadas a Rua Bezerra de Menezes, em Lagoa Nova, bem próximo onde hoje existe o shopping Midway Mall sofre de um mal crônico, o acumulo de lixo naquela localidade, os moradores da região estão tão acostumada com esta mazela que nem reclamam mais, UM ABSURDO, mesmo com a Lei nº 12.305, que previu que desde 2 de agosto de 2010, que todos os rejeitos do país deveriam ter uma disposição final ambientalmente adequada em quatro anos, (2014), fato é que passado 13 anos da criação dessa lei tudo não passa de teoria, na pratica a situação é a mesma, o prefeito não investe em sustentabilidade e reciclagem do lixo, não investe em educação muito menos em pontos de coleta seletiva pela cidade, e a realidade é que uma cidade linda como Natal, por não ter gestores competentes, por não ter vereadores nem deputados sérios, que se preocupem com a vida da cidade é que a realidade nunca mudou, aliado a isso o MPRN e outros órgãos de fiscalização não saem de seus gabinetes ou escritórios para viver a cidade, ver a cidade, mapear os problemas da cidade, a nossa saúde agradece.

 

Devido as obras na Av. Felizardo Moura, todos que de alguma forma PRECISAM chegar em casa passando pela zona norte de Natal, amargam longos e cansativos engarrafamentos, tanto na Ponte Newton Navarro quanto na própria Felizardo Moura e Ponte de Igapó, principalmente em horário de pico (6:00 as 8:30 e 16:30 as 19:00hs) desse modo, buscamos uma alternativa que apesar de ser mais distante se torna econômica devido a inexistência de semáforos e o transito continuo (salvo quando chega dentro de Macaíba). Verdade seja dita que a região norte de Natal precisa urgentemente de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi, ponte essa que ligue a zona norte na altura da Avenida Itapetinga ao Viaduto do Baldo, porem não vemos nenhum politico levantar essa pauta, mostrando falta de compromisso com a cidade, tão verdade que no passado conseguiram perder a Ilha de Fernando de Noronha, antes pertencente ao Estado do RN para Pernambuco, políticos canalhas que nos representam, as velhas oligarquias que defendem tão somente seus interesses.

 

As ruas Vale do Sol, Santa Inês, Maestro Tom Jobim, Tenente Souza entre varias outras ruas do Bairro Pajuçara, zona norte de Natal há muitos anos sofre pelos alagamentos em suas ruas principalmente pela falta de ação do prefeito de Natal em de fato resolver o problema, são anos e mais anos de prejuízos com perdas de placas de veículos que ficam na enchente, motores de veículos danificados devido ao choque térmico do motor com a agua, e principalmente a falta de mobilidade e acessibilidade de moradores que ficam ilhados e de pedestres que tem seu direito de ir e vir restrito, juntando toda tragédia, e também culpa da prefeitura, a falta de acessibilidade das calçadas irregulares, não planas que dificultam a circulação de pessoas, principalmente pessoas com dificuldade de locomoção ou necessidades especiais. Uma triste realidade de uma gestão amadora, de uma legislação que apenas existe no papel e que pela falta de normatização e principalmente de fiscalização nós pagadores de impostos caríssimos temos que viver essa triste e infindável realidade!

 

A Região Administrativa Norte, conhecida pela população como Zona Norte, é uma das quatro zonas administrativas da cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Esta é a maior região administrativa, tanto em extensão territorial quanto em população da cidade. Foi criada por meio da Lei Ordinária nº 03878/89 e atualmente se constitui de sete bairros: Igapó, Salinas, Potengi, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Pajuçara e Redinha. Limita-se ao Norte com o município de Extremoz, ao Sul com o Rio Potengi, a leste com esse rio e o Oceano Atlântico na altura da Praia da Redinha[1][2] e a Oeste com o município de São Gonçalo do Amarante.

 

Na segunda metade dos anos 80, a zona norte conheceu o mais irreverente arraiá da região, era o Arraiá do cabaço, festa junina irreverente onde não tinha mulheres, era o clube do bolinha, homens se vestiam de mulher e dessa forma surgiam os "casais", uma festa animada, formada pelos jovens da região, eram estudantes, atletas e todos aqueles que alegremente se divertiam com todo respeito, todos eram homens com H (salvo exceções, rsrs), mais fato é que a festa durou cerca de 15 anos e infelizmente o tempo venceu toda a luta que era para se organizar o evento. Esperamos que um dia possamos fazer uma festa retro do evento, não somente para reviver a época, mais principalmente que aqueles que há época eram jovens, hoje senhores, com suas famílias, possam se reencontrarem, porque não?

 

Uma linda cidade bem na esquina do Brasil, nordeste brasileiro, privilegiada por suas belezas naturais, porém, aquilo que depende de gestores públicos para a cidade é uma total negligencia, apesar de que nos últimos anos ter sido criado o chamado Plano Diretor, diretrizes que regulamentos todas as situações ambientais e de infraestrutura do município, verdade é que não passa de teoria, assim como as próprias leis que existem muitas, porém, aquilo que depende de agentes de fiscalização e cumprimento das normas, na pratica não acontece e a cidade padece!

 

Ruas sem pavimentação, sem saneamento, ruas sem calçadas, falta de regulamentação, falta de fiscalização, desordem social, essa é a realidade de Natal RN que NUNCA, nenhum prefeito, nenhum gestor municipal que tenha passado pela prefeitura de Natal exerceu o papel de agente fiscalizador e regulador no sentido de organização física de ruas e avenidas, a cidade é totalmente desorganizada e até hoje, nenhum prefeito, nenhum vereador se atentou para esse importante tema que cedo ou tarde afetará a vida de todos nós!

 

Já não bastasse a dor e o sofrimento de está internado, muitas das vezes passando semanas e meses longe do seu lar e familiares, pacientes que utilizam o SUS sofrem de todas as formas, seja pela dificuldade em conseguir uma vaga para internação e quando conseguem o sofrimento não cessa. Aquilo que depende da equipe médica (auxiliares, enfermeiros e médicos, além dos estagiários em medicina) a atenção e cuidados são satisfatórios, porém, a infra estrutura deixa e muito a desejar, são poltronas quebras, camas com colchões furados, calor de dia e frio a noite, quartos sem aquele toque de humanidade pois faltam desde ventiladores, cortinas ou persianas, os condicionadores de ar foram retirados e não mais reinstalados e o povo sofrido, pagador de altos impostos segue sem seus direitos PAGOS e caro desrespeitados, um absurdo cujo deputados, vereadores, prefeitura ou governo do Estado do RN, todos com suas parcelas de culpa pela omissão, negligencia e principalmente a corrupção que mata milhões neste país de melancias!

 

O que é escara? Também chamadas de úlcera de pressão ou mesmo de úlceras de decúbito, as escaras são lesões e feridas na pele que surgem como consequência de uma grande pressão aplicada na pele. Normalmente atinge pessoas internadas em leitos hospitalares que devido a inatividade do corpo estão mais submetidas a eventuais situações como essa. No RN, na rede hospitalar pública, a equipe de enfermagem solicita que seja comprado pelos pacientes ou familiares, colchões pneumáticos, uma vez que os hospitais não fornecem esse tipo de acessório tão importante. Porque??? Algo tão importante que ajuda a manter a saúde pública e não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O Partage Norte Shopping hoje é um dos maiores centros comerciais de Natal, porém, talvez por ser localizado na zona norte da região não recebe atenção adequada por parte da prefeitura de Natal, no entorno da edificação muitos problemas podemos detectar, entre eles a insegurança, muitos furtos e assaltos, além disso a iluminação precária e como não citar a acessibilidade. Pedestres que chegam ao local não encontram em seus acessos faixas de pedestre, devidamente sinalizadas, com guias do canteiro central rebaixados favorecendo a portadores de necessidades especiais, o descaso é histórico na região. Lideranças, comerciantes, empresários precisam se unir em torno de buscar melhorias e representatividade com foco na região que é a maior região da cidade, segundo maior colégio eleitoral do RN e que desde sempre é tratada com desprezo, discriminação, preconceito e total desatenção!

 

Ao executar uma obra na avenida Itapetinga, zona norte de Natal, além da obra está parada desde meados de outubro de 2022, a parte que foi executada não teve mínima preocupação com os impactos ambientais no local, uma vez que o piso utilizado foi o asfalto, mesmo material utilizado na confecção de pisos para veículos em ruas e avenidas. O material utilizado para se fazer o piso do passeio de pedestre, além de impermeabilizar o solo, aumenta a sensação de calor, em tempos cuja a preocupação com o meio ambiente aumente, é inadmissível aceitar que verbas públicas sejam utilizadas de maneira irresponsável apenas pelo fator "economia". Interessante lembrar que em outras regiões da cidade, principalmente em áreas mais nobres se usa os materiais politicamente correto. Porém, na zona norte da cidade, corriqueiramente a prefeitura emprega sempre o pior serviço para a região. Um exemplo disso foram postes retirados da via costeira e reinstalados na zona norte da cidade. Usar calçadas sustentáveis possibilitam a passagem das águas da chuva para o solo ou para sistemas de recuperação de água, permitindo o seu reuso gerando economia e respeito ao meio ambiente.

Algumas obras executadas nas cidades, que não houve a preocupação, muito menos estudos de impactos sociais, não se preocupam  que tais ações possam ocasionar em outras instituições, empresas, comércios ou até mesmo a população como um todo de nossa cidade. Temos vários exemplos de situações em que avanços foram realizados no que diz respeito a logística e mobilidade, no entanto sem a devida atenção social; Na zona norte, obras do Pró transportes que, apesar de ter passado 17 anos e ainda não serem concluídas, encobriu a E. E. Professor Antônio Fagundes, afetando diretamente o funcionamento da escola que deixou de ter turno noturno devido a sensação de insegurança, além disso as matriculas de alunos diminuíram mais de 70%, antes uma escola de Ensino fundamental e médio, hoje apenas o ensino fundamental, a mesma obra também impactou no comércio e na vida dos moradores, principalmente pelo abandono do lugar, má iluminação e inúmeros acidentes de transito devido a falta de sinalização ou controles de velocidade. As obras de mobilidade da Copa do Mundo de 2014 também geraram impactos na vida das pessoas, o viaduto estaiado da Av. Prudente de Morais é um exemplo da falta de planejamento e estudos de impactos sociais.

 

Avenida Afonso Pena, Petrópolis, Natal, Zona Leste.

Enquanto os ambulantes e empresários da ZN de Natal são oprimidos por utilizarem canteiros e calçadas de ruas e avenidas da região, na zona leste, há décadas, comerciantes ricos utilizam o espaço publico sem serem incomodados, a prefeitura finge que não vê, no video observem os carrões que circulam na região, são dois pesos e duas medidas para os mesmo impostos pagos.

 

Avenida Jerônimo Câmara ainda à espera da conclusão desde 2014

 

A obra em questão faria parte do PAC da Copa 2014 com o objetivo de interligar o sistema de drenagem das águas pluviais entre as zonas Sul e Oeste de Natal, assim eliminando enchentes nos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré. Em junho de 2022, o prefeito Álvaro Dias e representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional firmaram um compromisso para concluir as obras da Jerônimo Câmara e a previsão era de que a retomada dos serviços aconteceria ainda no mesmo mês, o que não aconteceu até hoje.

 

 

 

Como sempre levamos até vocês situações de descaso e desatenção e porque não dizer omissão do poder público referente ao povo da ZN de Natal, situações corriqueiras e básicas não acontecem na região que não conta com nenhuma passarela e o pouco que se fazem também é de maneira incompleta sem a atenção adequada, diferente do que acontece em outras regiões da Natal RN.

 

Há décadas essa rua e região sofrem pelo alagamento existente no local pela falta de drenagem e saneamento básico, mesmo sido acionada judicialmente o prefeito de Natal não prioriza essa obra, investindo apenas apenas em obras que aparecem para o público, já diz um ditado que obras subterrâneas não dão voto! Fato é que há quase duas décadas moradores do loteamento Novo Horizonte no Bairro Pajuçara sofrem com essa situação, alguns perderam suas casas, abandonando e mudando-se do local, quando mobilidade e acessibilidade urbana, um direito garantido constitucionalmente é negado pela gestão executiva municipal de Natal. Fato é que a zona norte de Natal, historicamente usada como curral eleitoral por políticos canalhas ainda não aprendeu a lição. Zona Norte vota em candidatos da Zona Norte. Esses paraquedistas que assumem o poder estão tão somente interessados nas negociatas entre 4 paredes e nos benefícios próprio que o poder dá.

 

A zona norte de Natal verdadeiramente é tratada como curral eleitoral, ano a ano a região recebe a visita de dezenas de candidatos postulantes a agentes de resolução dos problemas, obras se iniciam na região e não terminam, e quando assim acontece tem se passado anos e anos e não mais da maneira apresentada em projeto. Não dá mais pra ver todo o descaso e ingestão do dinheiro público, usado de maneira irresponsável sem se atentar ao principal beneficiário que é o povo, responsabilidade social, bem estar social essa palavras tem que ser os parâmetros principais para os gestores públicos que gerem as necessidades da população.

 

O loteamento Dom Pedro I, localizado na zona norte de Natal, nas imediações da Avenida Pompéia, localizado entre os conjuntos Santarém e conj. Pajuçara é um exemplo real do descaso do poder público com relação as politicas públicas de infraestrutura básica para a região. A localidade carece de saneamento básico, pavimentação, iluminação adequada onde nos períodos de chuva a tragédia é ainda maior com ruas alagadas, a agua invadindo as casas e a vida das pessoas destruídas pelo descaso e omissão pública do estado.

 

Uma primeira parte de um diagnóstico em video da infraestrutura dos passeios públicos, avenidas, ruas e vielas e a maneira com que a zona norte de Natal a bastante tempo não recebe o tratamento igualitário da gestão pública, seja federal, estadual ou municipal, a zona no esquecimento, o curral eleitoral, região que só é lembrada em vésperas de campanha eleitoral onde candidatos mal caráter compram a inocência da população e ao chegarem em seus objetivos viram literalmente as costas para as comunidades voltando a aparecerem na eleição seguinte, um absurdo inaceitável!!!

 

Esse velho lixão existente bem no centro de Natal demonstra bem a falta de ação e projetos para resolver a questão do manejo do lixo numa cidade como Natal, capital do Estado do RN, este lixão existe há vários anos, mesmo com o marco do saneamento de 2020 e a Lei de 2010 que colocava como meta o ano de 2014 como prazo máximo para a extinção desse tipo de situação, verdade é que passados 13 anos a situação NUNCA mudou em Natal, pelo contrario, está pior. A zona norte da cidade por exemplo tem vários lixões desse tipo, lixão até mesmo nos arredores da URBANA que é a empresa responsável pelo recolhimento e manejo do lixo em nossa cidade. O que fazer para que a prefeitura de Natal cumpra a Lei???

 

Obra do pró transportes que além de não ter sido finalizada acabou com os acessos a escola estadual Prof. Antônio Fagundes, que atende alunos de toda região, uma obra que não fez os devidos estudos de impactos na vida dos moradores e hoje as pessoas da região pagam o preço de gestores e engenheiros "amadores" uma vez que o mais eficaz para essa situação seria um túnel que traria menos impactos a vida dos cidadãos.

 

Há quase 18 anos, moradores da zona norte aguardam a conclusão do Projeto Pró Transportes na região, obra que prometia contribuir para a logística e o desenvolvimento da logistica do aeroporto de Natal e por consequencia o desenvolvimento da zona norte, no entanto a realidade é bem diferente, a obra foi abandonada há vários anos, e não há governador que passe pelo mandato que consiga dar continuidade a obra, demonstrando assim um total desrespeito com os moradores da zona norte de Natal que só são bem tratados em ano eleitoral, temos que frear esse abuso contra a população de quase 400 mil moradores, eleitores da região.

 

Tendo em vista todos os que se utilizam diariamente da Ponte Newton Navarro, sendo esta atualmente a única via que proporciona a travessia do Rio Potengi em Natal, RN, pensamos em uma maneira de contribuir com ideias que possam, se colocadas em prática, ajudar na dissipação do transito em horários de pico, como unica via, o local diariamente enfrenta gigantescos engarrafamentos trazendo muito estresse, dor de cabeça, cansaço para moradores da região norte da cidade que por obrigação, enfrentam dia após dia o drama de enfrentar esta caótica situação!!!

 

Alunos da Escola Municipal Professor Melquiades de Macedo, desde sempre sofrem pela falta de um local digno e adequado aos seus alunos, essa escola funcionava em um prédio alugado pela prefeitura na Rua Pico da Tijuca, no Parque dos Coqueiros, com a falta de manutenção e o advento da pandemia de COVID19, desde 2020 os alunos estão tendo que assistir aula remotamente (online), porém, o novo prédio dessa escola está pronto desde 2019, faltando detalhes, detalhes esses que vem se arrastando já a quase 4 anos prejudicando gravemente o aprendizado dos alunos, pois sabemos que é bem diferente o ensino presencial do ensino a distancia. No final do ano passado, essa escola novamente mudou de endereço e se mudou para o prédio da ADEFERN (Associação dos Deficientes Físicos do RN), que fica no Conj. Santarém. Os alunos já prejudicados pela situação ainda enfrentam o inicio de um ano letivo tardio uma vez que em 2022 os professores da rede municipal fizeram greve e assim prejudicaram a grade de aulas dos alunos que só retomarão as aulas em 21/03/2023. Até quando teremos que tolerar o descaso com a coisa pública em nosso país???

 

O conjunto Parque dos Coqueiros, localizado no extremo oeste da zona norte de Natal, é um conjunto que desde sua fundação sempre teve problemas, a começar com a infraestrutura prometida no projeto e ao ser entregue, as casas eram bem aquém do que se esperava, por conta desse estelionato praticado contra as pessoas, muitos entraram na justiça e o conjunto não recebeu investimentos públicos por muitos anos. Passado quasse 33 anos de sua fundação, o Parque dos Coqueiros ainda tem em torno de 30% de suas ruas sem pavimentação, dessa forma fica claro e evidente o desprezo e discriminação que a prefeitura de Natal, desde sempre tem com essa região de Natal. Vale salientar que a zona norte é responsável hoje por cerca de 40% da economia da cidade, economia essa que não são aplicadas em obras fundamentais para a região.

 

A zona norte sempre sofreu com os enormes engarrafamentos, mesmo com a existência da Ponte Newton Navarro, após o bloqueio da Ponte de Igapó, a situação ultrapassou todos os limites do caos, são engarrafamentos quilométricos e que o SSTTU e a Policia de Transito não conseguem organizar adequadamente. Nesse meio tempo a décadas se fala na construção de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi, ponte esta que interligaria o viaduto do Baldo a parte central da zona norte nas proximidades da avenida Itapetinga, fato é que nenhum DEPUTADO tem em sua pauta esse assunto de extrema importância principalmente para os moradores e todos aqueles que diariamente precisam cruzar o rio para chegar em seus destinos. E não é só uma questão de discriminação com a zona norte, é uma total cegueira no que diz respeito ao desenvolvimento e toda logística da cidade, uma vez que o lado que mais cresce e evolui é exatamente a zona norte de Natal

 

 

Não bastasse os diversos problemas de infraestruturas na zona norte de Natal, empresas que minimamente deveriam ter uma noção de convivência em sociedade, cometem crime de poluição visual pela região. Praticamente todos os postes, nas principais vias da zona norte estão pixados por propaganda da prestação de serviços de limpeza de fossa, algumas pessoas já tiveram contato com o dono dessa empresa que justificou que ele tem coragem de fazer o serviço sujo, um deboche com a cara de todos o que vislumbram viver numa região limpa e organizada.

 

Obras estão sendo realizadas na Avenida Felizardo Moura em Natal, porem fato é que além de uma nova ponte sobre o Rio Potengi, as vias que dão acesso a região precisam serem ampliadas. Pelo que sabemos, por questões ambientais, as margens, não só dessa via, como também na Av. Dr. João Medeiros Filho, já bem próximo ao viaduto da Redinha não podem sofrer alterações, porem, exatamente no leito do Rio Potengi está sendo finalizada uma obra para construção de uma estação de tratamento de esgoto, bem como no leito do rio existem vários viveiros de camarão, ocupando uma área que passa de 50% da área de mangue, daí a pergunta: ampliar a via soterrando uma pequena parte do mangue não pode, mais construir viveiros e estação de tratamento de esgoto no leito do rio pode. Como fica o interesse público e o progresso da zona norte de Natal nesse meio tempo?

 

A cada ano, moradores da zona norte de Natal são castigados pelas torrenciais chuvas que caem na cidade, conhecidos pontos de alagamentos há décadas seguem sem solução, ruas como Santa Inês, Rua Tenente Souza, Rua Taraucá, Rua Maestro Tom Jobim, além de varias lagoas de captação entre elas as lagoa do José Sarney, Lagoa do Panatis, Santarém, entre outras lagoas. Fato é que com o Marco do Saneamento, pontos de crise não foram priorizados e as localidades seguem sem solução há décadas!!!! Até quando?

 

A Lei nº 12.305 prevê, desde 2 de agosto de 2010, que todos os rejeitos do país devem ter uma disposição final ambientalmente adequada em quatro anos. Porém passado 13 anos da criação dessa lei, a verdade é que, na pratica nada mudou, nem o comportamento do povo, nem os legisladores com leis e ações educativas e punitivas para quem suja o meio ambiente e principalmente a gestão municipal de Natal que não cumpre a Lei e permite situações desse tipo na cidade. Todas as ruas existem cameras de monitoramento, porém áreas como essa, que deveriam serem monitoradas, nada existe, sabe porque? Lixo não alimenta a indústria da multa!

 

Parte do projeto Pró Transportes ainda de 2005, a avenida Moema Tinoco deveria ter sido contemplada em sua totalidade, porém as coisas no Brasil só funcionam assim, pela metade, revoltante! Não tem procuradoria do estado, não tem MPRN ou deputados que representem contra os abusos praticados pelas gestões, seja municipal ou estadual!

 

Após obras executadas seguindo as diretrizes do novo marco do saneamento em Natal, praticamente todas as ruas da cidade estão comprometidas. Um péssimo serviço de acomodação de solo ao fecharem as valas fez com que o pavimento cedesse causando uma baixo no piso e deixando quase que inviável a circulação de veículos pelo lado do serviço executado. O governo do Estado juntamente com a prefeitura de Natal nada fizeram para reparar os erros da obra. Avenidas como Cidade Praia, Rua Bela Vista, como inúmeras outras se encontram nesta mesma condição. A quem recorrer para que tal situação seja efetivamente resolvida?

 

Há décadas, quem anda por essa região da zona norte conhece esta realidade, devido a ausência de pavimentação nas ruas adjacentes que ficam no entorno do Colégio Expansivo (Lot. Algimar), a cada chuva, as areias das ruas descem para o asfalto provocando a interdição de uma das faixas da via e até acidentes. A prefeitura de Natal já foi alertada sobre o problema, bem como o MPRN, porém, até o momento nenhuma providencia foi tomada e a situação segue até hoje!

 

Com o bloqueio total do acesso a ponte de Igapó, todos os motoristas que transitam, entrando ou saindo da zona norte de Natal, são obrigados, diariamente a enfrentar diariamente engarrafamentos, seja pela manhã ou no final de tarde e noite. O que fazer para remediar essa situação e trazer mais tranquilidade e agilidade para todos que passam pela região?

Em sequencia a uma série de videos sobre a infraestrutura na zona norte de Natal, mostramos agora obras que começaram e ficam se arrastando até o limite do prazo estipulado, muitas das vezes sem conclusão ou atrasam, se existe a verba disponível porque obras públicas se arrastam por tanto tempo? Muitas das vezes, quando são entregues não estão em conformidade com aquilo que foi projetado, ESTAMOS DE OLHO!!! 

Uma das mais importantes vias de acesso as praias do litoral norte, muito utilizada por bugueiros, também é uma das vias mais abandonadas da região metropolitana de Natal, principalmente devido a sua importância para o turismo que é a principal atividade econômica do estado do RN. Há vários anos, até décadas, as estradas que levam as principais praias que ficam nesta região da capital carecem de infraestrutura, são vias estreitas, asfaltos acidentados, sem manutenção e sem iluminação pública. Como dizer que o turismo é a principal atividade econômica do estado e o mesmo estado não investe em melhorias para atrair assim mais turistas e fomentar ainda mais a economia? Para que serve a SETUR e seus colaboradores se não conseguem dar essa resposta para o povo do RN e principalmente para o turista que paga caríssimo para não ter o devido retorno em segurança e conforto? Ficam os questionamentos e esperamos respostas dos gestores públicos de Natal, Extremoz e Governo do RN.

 

Turistas recolhem os lixos encontrados a baira mar, daí a pergunta, porque não investir em politicas públicas que conscientizem a população de sua importancia no contexto social? Em países desenvolvidos como o Japão, lá não existem nem garis, as pessoas  simplesmente não sujam as ruas, dando exemplo de total consciencia de sua importancia para a preservação do meio ambiente. Precisamos chegar próximo disso!

Em um video anterior, fomos do centro de Natal a praia de Pirangí, no litoral sul de Natal (região metropolitana), na ocasião seguimos pela via costeira e rota do sol, vias totalmente bem estruturadas, sinalizadas com toda infraestrutura para atender motoristas, ciclistas e pedestres, como será a estrutura que leva a praia de Genipabú? Siga-nos neste video e veja a maneia discriminatória e omissa de todas as gestões estaduais que passaram pelo Governo do RN e até hoje nada fazem para mudar a zona norte de Natal e seu litoral.

Passado quase um ano da demolição do mercado público da Redinha, a obra segue totalmente paralisada, problemática que tirou a renda de dezenas de famílias que há décadas viviam do comércio no local e que hoje, os locatários sobrevivem apenas de uma miserável renda de R$ 1200 reais e os demais funcionários nada recebem pela cessão de suas atividades, um absurdo!

Reconhecemos o esforço do atual prefeito para melhorar a mobilidade na cidade de Natal, mais fato é que há décadas a zona norte da cidade carece de melhor infraestrutura, desde boa pavimentação a túneis, passarelas e viadutos, a região sofre diariamente com os enormes engarrafamentos dentro da região e aparentemente nada tem sido feito. www.marciovarela.com.br

Numa série de vídeos, onde através de uma camera veicular, temos registrado as disparidades de tratamento recebido por regiões de Natal em detrimento de outras. Aqui agora demonstramos a enorme diferença existente no acesso a praia do morador que reside em bairros da zona sul e deseja seguir caminhando a praia de Ponta Negra e a estrutura existente (se é que há estrutura), para o morador da zona norte também ir caminhando a praia da Redinha, um mundo totalmente diferente em uma capital onde as tributações são pagas de igual modo por todos. O que fazer para mudar essa realidade? Defendo a ideia que a zona norte de Natal pode caminhar sem depender da prefeitura de Natal, defendo a ideia da emancipação politica da região norte por negligencia, discriminação e descaso da gestão municipal da cidade!!!

 

Fizemos um passeio partindo do centro de Natal, a partir da ladeira do sol, onde a titulo de comparação, iremos demonstrar a diferença na infraestrutura existente nos acessos das praia do litoral sul, em comparação as praias do litoral norte, a intenção é provar para voce que ambas as regiões recebem tratamento totalmente diferenciado e discriminatório por parte do governo do Estado, onde, mesmo na região norte termos a internacionalmente conhecida Praia de Genipabú, com suas lagoas, dunas e dromedários, isso não é suficiente para que o governo do RN invista na infra estrutura da região que nem iluminação publica nos acessos existe, um absurdo e total demonstração de descaso ao turismo e pessoas que acessam a região!!!

 

Repetidas vezes temos denunciado o descaso que acontece na avenida das Fronteiras, zona norte de Natal, especialmente entre o viaduto de Igapó até o viaduto da av. das Fronteiras, já no bairro Potengi. É um descaso absoluto da gestão pública, avenida esta que faz parte do projeto Pró Transportes que se iniciou em meados do ano de 2005 e passados quase 18 anos, tal obra nunca foi concluída trazendo prejuízos aos moradores e todos que transitam pelo local, além da poluição visual de um local abandonado. Quando teremos na gestão publica pessoas sérias, que respeitem o dinheiro público e entreguem as pessoas obras de qualidade, sem haver o velho toma lá dá cá que é o que faz com que obras se iniciem e não cheguem ao seu final!

 

O video tenta demonstrar o tratamento diferenciado, porque não dizer discriminatório que a zona norte recebe quando comparamos a zona sul. Sabemos da importância turística, porem, ambas as regiões levam a praias famosas, na zona norte, além da praia da Redinha, Santa Rita, temos a famosa mundialmente praia de Genipabu, porém quando vamos ver a infraestrutura de acesso a esta praia, chega a ser uma coisa vergonhosa, uma pista estreita, mal sinalizada, sem acostamento e não há um bendito gestor ou parlamentar que se atente para esse absurdo. Por isso temos visto a cidade vizinha de João Pessoa se destacar, pois lá a gestão pública tem realizado investimentos importante na infraestrutura, coisa que não acontece no RN.

 

Reconhecemos o esforço do atual prefeito para melhorar a mobilidade na cidade de Natal, mais fato é que há décadas a zona norte da cidade carece de melhor infraestrutura, desde boa pavimentação a túneis, passarelas e viadutos, a região sofre diariamente com os enormes engarrafamentos dentro da região e aparentemente nada tem sido feito. www.marciovarela.com.br

 

Estamos presenciando a reforma da Avenida Felizardo Moura, porém tal obra apenas resolverá parte do problema de mobilidade para quem entra ou sai da zona norte de Natal, pelo que vemos não estão contempladas obras para a avenida Dr. João Medeiros Filho e muito menos na avenida Tomaz Landim, ambas as avenidas diariamente existem em suas vias engarrafamento no transito por motivo dos inúmeros semáforos, viadutos, túneis e passarelas são necessárias para resolver de vez o problema do transito na região e proporcionar verdadeiramente paz e tranquilidade para os que diariamente precisam passar pela região!!!

 

Passamos pelo conjunto Soledade 2, a noite, e a constatação é de um lugar abandonado, mal iluminado, desvalorizado e esquecido pela gestão municipal que não tem dado a mesma atenção que dá as ruas das outras zonas da cidade!

 

Após obras do governo do estado através da CAERN, a avenida cidade Praia está totalmente esburacada há vários anos, várias denuncias já foram realizadas, inclusive no MPRN, porém, até o momento segue o abandono e total descaso com a população, porém as taxas de iluminação pública e o IPTU são pontuais, todo ano chega e cada vez mais caro.

 

São estradas ou artéria fundamentais para quem entra ou sai da zona norte vindo de cidades do interior ou também do parque industrial norte, fato é que a Rua Francisco Antônio de Sá, assim como dezenas vias de nossa cidade, carece urgentemente de infraestrutura, seja um asfalto digno para o setor, seja a ampliação da via mais principalmente iluminação para a região que nem postes existem no local, um descaso absoluto por parte da prefeitura de Natal, COSERN e governo do Estado que juntos dividem a responsabilidade conjunta de não proporcionar políticas públicas indispensáveis para garantir a mobilidade com segurança para os cidadãos de nosso estado.

 

A avenida Pompéia hoje na zona norte de Natal, é o maior centro de econômia popular na zona norte de Natal, a região comporta além de dezenas de lojas, também existem farmácias, distribuidoras, empresas de serviços entre outras. O grande problema na região, além da infraestrutura é exatamente a iluminação pública, uma vez que a via tem em sua extensão aproximadamente 4 km de uma iluminação insuficiente, precária e inadequada para o que temos hoje em termos de tecnologia para iluminação pública através de lampadas de led. Assim como as demais regiões da zona norte, a avenida Pompéia é mais uma das dezenas de avenidas da região desamparada e desassistida pelo poder publico tanto municipal quanto estadual!

A ponte Newton Navarro inaugurada em 2006, já foi palco para muitas tragédias familiares, incontável numero de pessoas utilizou a altura dessa ponte para cometer suicídio. O grande numero de pessoas que tiraram sua propria vida neste local chamou a atenção de uma igreja que, elaborou um projeto social e colocou em prática. A ideia era manter uma vigilância 24 horas no local, com pessoas da sociedade e membros da igreja enquanto arrecadavam verbas para instalar proteções nas laterais através de estacas e redes. O governo do estado havia prometido que resolveria o problema definitivamente, porém, fato é que passado 3 anos desde o inicio das ações do membros da igreja, nada foi realizado por parte do governo do estado e a ponte segue com uma gambiarra de estadas e rede de nylon por toda sua extensão.

 

Fizemos um passeio por toda extensão da avenida Dr. João Medeiros Filho afim de mostrar a carência da região, ausência de acessibilidade e mobilidade urbana, principalmente para pedestres. A avenida corta toda zona norte ligando o bairro de Igapó a praia da Redinha e por ser uma via de relevante importância para a mobilidade urbana, ela carece de equipamentos para fazer o fluxo de veículos fluir, uma vez que está havendo a reforma da Av. Felizardo Moura e se nada neste sentido não for feito nesta região, os enormes engarrafamentos apenas mudarão de endereço, saindo da Felizardo Moura e se concentrando na Av. Tomaz Landim e Av. Dr. João Medeiros Filho.

 

A avenida Tomaz Landim, importante via urbana que liga cidades do interior do estado a capital Natal, também possui um intendo comércio na região, grandes redes de loja existem no local e um enorme fluxo de carros e pedestres. No entanto, o que chama a atenção é a ausência de equipamentos que favoreçam a mobilidade de pedestres, uma vez que em toda extensão dessa via não existem passarelas nem tuneis para que os pedestres possam cruzar a via com segurança. Outra coisa que chama a atenção é que obras estão sendo realizadas na Av. Felizardo Moura, que fica na extensão desse lugar, obras essas que visam acabar com os engarrafamentos em tal via, porém, o que percebemos é que se os semáforos da avenida Tomaz Landim não forem eliminados com a instalação de tuneis ou passarelas, os congestionamentos mudarão apenas de local, saindo da Felizardo Moura e agora se concentrando na Tomaz Landim e Av. Dr. João Medeiros Filho. Com a resposta prefeitura de Natal e orgãos de engenharia publica de trafego da cidade.

 

A avenida das Fronteiras é uma das mais importantes da região norte da cidade de Natal, avenida esta de responsabilidade do governo estadual e que em 2005 foi contemplada fazendo parte do projeto Pró Transportes. Importante projeto que ligaria a região a cidades do interior e ao novo aeroporto da cidade. Verdade é que, passados 17 anos do inicio desse projeto, o mesmo nunca foi concluído e não somente esse trecho, mais praticamente toda a avenida, desde a Avenida Moema Tinoco até a av. Tomaz Landim já no bairro de Igapó. A obra totalmente parada e não tem governadores, não tem deputados que lutem e representem a vontade e angustia do povo em ver esse lugar minimamente transitável.

 

Projeto Social Amigos do Enfermo: INFRAESTRUTURA

Objetivo central: promover a infraestrutura dos leitos de UBS, UPAS e Hospitais Públicos, trazendo melhor conforto aos pacientes e acompanhantes de maneira a promover o máximo conforto para estas pessoas nos seus momentos mais difíceis da vida. Se trata de um projeto sem fins lucrativos para transformação coletiva e bem comum da sociedade, promovendo a equidade e justiça social para cidadãos que fazem uso dos serviços de saúde pública. Podem participar desse projeto pessoas físicas, entidades, empresas e empresários que se comovam com a causa e precariedade da saúde pública no Brasil. A ideia central é que os envolvidos adotem leitos de enfermarias em UPA's e hospitais publicos da cidade e proporcionem a manutenção sustentável da infra estrutura completa do lugar (ou seja, manutenção predial (pinturas, instalações eletricas, hidraulicas, condicionadores de ar) de tal forma a proporcionar melhor conforto às pessoas que por ventura esteja fazendo uso de um leito nestas unidades de saúde. De contra partida o empresario poderá utilizar a ação para promover e publicitar sua empresa publicamente (vetado totalmente a imagem de pacientes e funcionários destas unidades de saúde).

Ainda na luta buscando melhorias, sugerindo soluções e denunciando o descaso de gestores públicos que não cumprem o seu papel, o Grupo Zona Norte em Pauta busca de maneira independente e apartidária soluções através da união da sociedade civil organizada, uma vez que está provado que, apenas depender da boa vontade de cidadãos, que antes de eleitos eram leões, e após eleitos passaram a ser gatinhos calados que não mais buscam representar de fato os interesses de uma sociedade longinquamente à espera de ver seu bairro, sua rua, o lugar que vive transformado e com um mínimo de dignidade. É triste perceber também que tal descaso causa nas pessoas a descrença e desesperança. Que políticos eleitos possam de fato trazer os resultados esperados, através de projetos de politicas públicas, cobranças e denuncias da gestão executiva do município que muitas das vezes é totalmente negligente. Acredito que se o camarada parar de olhar para seus próprios interesses e de fato lembrar que ele está ali para representar e servir toda uma sociedade, poderemos quem sabe um dia contar com políticos sociais, comprometidos não com seus interesses pessoais e sim com seus pares sociais que é o que deveria acontecer e raramente vemos isso na pratica, com raras exceções.

Em breve um podcast para debater a verdadeira política, a política pública operacionalizada, aquela política que trás resultados, e não a velha politica do puxa-saquismo que nada acrescenta na vida do cidadão. Aguardem!!!

Enquanto politicas públicas eficazes e que causem repressão à população contra a pratica de despejar em terrenos baldios lixo e entulhos. A prefeitura da cidade precisa antes de tudo criar postos de coleta seletiva, ou seja, disponibilizar meios para que a população não polua o meio ambiente. Não vemos ações educacionais por parte da prefeitura da cidade, que, além do seu papel de manter a cidade lmpa, deveria apresentar um programa continuo de conscientização para que as pessoas se eduquem e não mais poluam o meio ambiente, inclusive penalizando com multas registradas diretamente no CPF ou CNPJ do individuo. Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos, uma cidade limpa produz saúde, satisfação e prazer em fazer parte daquele lugar. 

 

 

Ciclo politicas publicas.jpg
Terceira ponte sobre o rio Potengí
TERCEIRA PONTE SOBRE O RIO POTENGÍ

Neste video demonstramos a morosidade e lentidão das obras executadas pela atual gestão municipal de Natal, obra prevista para ser entregue em 28/08/2022 e não está nem 20% pronta. Enquanto isso os trabalhadores perderam seus espaços, a população não tem nenhum banheiro publico para quem frequenta a praia da Redinha, um descaso absoluto!

Ruas sem saneamento, sem pavimentação, iluminação precária, muita lama e fossas estouradas, esse é o bairro de Redinha, que ao contrário do seu lado bom que é a praia, quem aqui reside vive uma rotina de descaso, medo, insegurança e desrespeito no que diz respeito a mobilidade e acessibilidade urbana. 

Apesar de toda importancia para a econômia de Natal, a zona norte não conta se quer com uma unica passarela construida pela gestão publica da cidade,  é um total absurdo que ocasiona lentidão no transito e gigantes engarrafamentos, além de colocar a vida dos moradores em constante perigo.

Neste video falamos dos grandes desafios que as cidades devem enfrentar no sentido da promoção em fazer uma cidade verdadeiramente inclusiva, desde o momento que o cidadão sai de sua casa e principalmente ao transitar pelas ruas da cidade, a falta de mobilidade e acessibilidade é uma realidade que precisa urgentemente mudar.

Apresentamos a lagoa de captação do conj. Panatis 1, zona norte da cidade, local que a muitos anos precisa de cuidados pois a cada periodo chuvoso a lagoa transborda trazendo muito sofrimento e prejuizos para os moradores que residem no entorno desta lagoa.

Como sempre mais uma demonstração de obras que se iniciam e não são concluidas (Lagoa de Captação do Panatis 1)

O mais tradicional ginásio de esportes do bairro Potengí, no Soledade 2, a anos abandonado pelo governo do estado deixando de cumprir sua função social, que é a promoção do esporte para os moradores da região.

Uma homenagem ao falecido paratleta Joseano, que na ocasião demonstrava as inumeras barreiras fisicas na avenida Itapetinga, no conj. Santarém que até então o prefeito dizia ser totalmente acessivel e inclusiva, um exemplo de mobilidade para Natal.

Grande e tradicional lixão a céu aberto, mesmo com o marco da extinção dos lixões das cidades do Brasil, sancionado em 2010 e que previu que até 2014 nenhuma cidade do Brasil teria mais nenhum lixão do tipo. Só esqueceram de Natal pois em pleno ano de 2022 a situação está assim.

Ruas alagadas, a mais de 30 anos o problema se repete, em algumas ruas da zona norte de Natal, mesmo com o marco do saneamento e o governo do estado do RN falar em mais de 70% das ruas saneadas, não deram prioridade aos pontos criticos da cidade.

Estratégicamente, talvez o melhor bairro da zona norte de Natal, o loteamento Algimar fica a menos de 2 minutos de carro da ponte Newton Navarro e praia da Redinha, casas de alto padrão no local, porém o descaso de sempre com a zona norte de Natal.

Diferentemente de quem vive em outras regiões da cidade, o morador da zona norte não tem a devida segurança para ir e vir da zona norte para quem utiliza bicicleta ou até mesmo a pé. A avenida Felizardo Moura ou a Estrada da Redinha acessando pela ponte Newton Navarro, em ambos os locais o morador pagador de impostos não usuflui de estrutura fisica para poder transitar com segurança. 

Morador da Redinha é obrigado a dividir o asfalto com os veiculos pela falta de calçadas

Essa é a situação que os moradores da zona norte encontram, caso queiram sair de suas casas e correr, caminhar ou até ir de bicicleta para a praia da Redinha, não há minimas condições de segurança.

Avenida Cidade Praia e Rua Bela Vista, duas importantes ruas do bairro Lagoa Azul que passaram por obras do saneamento e nunca mais voltaram a ser as mesmas, a CAERN acabou com as vias, retirou o asfalto, fez os serviços de saneamento e não mais devolveu ao povo a estrutura adequada para a boa mobilidade urbana.

Lixão localizado na Rua Amaro Ienaga, próximo ao residencial Nova América no bairro Pajuçara, um flagrante desrespeito aos moradores da zona norte e omissão no cumprimento das diretrizes do marco de 2010 que previu a extinção dos lixões no Brasil até 2014.

Widget is loading comments...

NOSSO SEGMENTO

Atuamos com clientes de diversos segmentos, independentemente de qual

seja seu produto ou serviço, estamos aqui para te ajudar a definir

estratégias eficientes para atuar com sucesso no mercado.

"A POLÍTICA PÚBLICA BEM IMPLEMENTADA É O CAMINHO PARA O CORRETO DESENVOLVIMENTO SOCIAL!"

Fomos pensados a partir de sua necessidade. Por que não contar

com uma empresa especialista?

 

 

 

 

1.png
SENSIBILIDADE

 

CONECTADO COM A REALIDADE SOCIAL, DE MANEIRA SÓCIO/ANTROPOLÓGICA, BUSCAMOS DAR A RESPOSTA MAIS PRECISA AOS ANSEIOS SOCIAIS.

2.png
EMPATIA

 

POR VIR DA CLASSE BAIXA DA SOCIEDADE, AQUELA CLASSE INVISIVEL E ESQUECIDA, SENTIMOS NA PELE O DESCASO COM A COISA PUBLICA, A OMISSÃO E INERCIA POR PARTE DE QUEM DETÉM O PODER!

3.png
DESENVOLVIMENTO

 

ENTENDEMOS QUE RECURSOS PUBLICOS, APLICADOS COM INTERESSE DA COLETIVIDADE É O CAMINHO PARA QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA CADA VEZ MAIS AVANCE EM DIREÇÃO A UM SUSTENTÁVEL DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

Márcio Roberto Varela

Bel. Gestão de Políticas Públicas

Mercadólogo 

Eletrotécnico

CADASTRE SEU E-MAIL

Receba novidades diramente em seu e-mail

+ 55 (84) 99956.5656