Fechado em 2018, unico Fórum que atendia os moradores da zona norte de Natal, passou alguns anos sem atender aos moradores da ZN de Natal. Hoje, devido aos problemas de mobilidade, juizes e funcionários públicos deste forum resolveram de vez encerrar as atividades no local e hoje o predio é usado pela DEAM (Delegacia de Atendimento a Mulher)
É absolutamente incrivel o quanto a zona norte de Natal é tratada com desprezo e discriminação por parte de gestores públicos e instituições, desde sempre a região sofre por conta do descaso e omissão de gestores públicos, gestores esses que se quisessem seriam capazes de transformar a realidade de uma região grande demograficamente, são aproximadamente 400 mil moradores além da região metropolitana que diretamente participam das atividades economicas da região. A zona norte de Natal não conta mais com o unico fórum juridico que existia na região, vale salientar que Mossoró, segunda maior cidade do RN conta com diversos foruns e pontos de atendimento juridico, a zona norte ao contrario, contava com apenas o Forum Varela Barca, que ficava na divisa do Conj. Panatis 3 e Conj. Santa Catarina, hoje o prédio é usado como uma delegacia especial de atendiento a mulher (DEAM), porém o que impressiona é o silencio de quem deveria defender a região com unhas e dentes, além dos vários vereadores e ex vereadores que residiam e residem na região, temos deputados estaduais como Eudiane Macedo e Divaneide, além do comunicador e ex politico morador do conj. Panatis Luiz Almir, todos esses nunca questionaram esse descaso absurdo com a zona norte de Natal. Toda essa omissão e porque não dizer discriminação fomenta mais ainda o desejo que muitos sentem em emancipar a região, para que desse modo a região tenha administração propria e independente e manobras como essa sejam logo detectadas e impedidas, dando assim a população local direito e equidade de atendimento, não somente no ambito juridico, mais em todas as areas das necessidades sociais que para os moradores da zona norte de Natal tudo se torna muito mais moroso e complicado!
Unico fórum existente na zona norte de Natal, cuja região comporta quase 400 mil moradores, o Fórum Varela Barca, localizado na Av. Guadalupe, no Panatís 3 foi fechado a 4 anos, em 2018, onde permaneceu fechado até meados do final de 2020, reaberto, voltou a fechar de vez e hoje funciona uma DEAM. Todos os serviços prestados na unidade foram transferidos para o Complexo Judiciário, em Potilândia. Foram transferidos quatro Juízados Especiais e três Varas Criminais. No prédio do Varella Barca, irá funcionar um novo centro de solução de conflitos, Conforme veiculou matéria do Jornal Tribuna do Norte em 09/08/2018.
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR; PORQUE QUASE TUDO QUE CHEGA NA ZONA NORTE DE NATAL, POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAMENTAIS PARA O POVO, ACABAM POR SEREM DESCONTINUADAS, DESATIVADAS OU EXTINTAS? OS IMPOSTOS PAGOS PELOS MORADORES DA REGIÃO NÃO TEM O MESMO VALOR DOS IMPOSTOS PAGOS PELAS DEMAIS REGIÕES? QUANDO IRÃO NOVAMENTE FECHAREM ESSE FÓRUM JUDICIAL?
Considerado pela população da zona Norte como essencial para garantir o acesso da população às audiências, as Comarcas e Varas do Fórum foi sumariamente fechada pelo TJRN: no ano de 2017, duas Varas já haviam sido transferidas para o bairro de Lagoa Nova. funcionava no Fórum Varella Barca três Varas Criminais: a 10ª, a 11ª e a 12ª. Além disso, funcionava também o 3º Juizado da Violência Doméstica, um dos quais possui a maior demanda, de acordo com a administração do Fórum, e três Juizados Especiais Cíveis, o 14º, o 15º e o 16º. A 7ª Vara da Família, que já funcionou no Fórum, mudou de endereço ainda no ano de 2017, passando a funcionar no bairro de Lagoa Nova.
Porque centralizar serviços fundamentais a população em um unico local numa cidade com quase 1 milhão de habitantes? A quem interessou esta situação absurda? Com a reabertura em 2020, ainda assim alguem precisa ser responsabilizado pela falta de empatia e respeito ao povo da zona norte de Natal.
Sete magistrados e 41 servidores desempenhavam suas funções até então nas varas criminais e juizados especiais, além de três servidores no setor de Distribuição e outros três no setor de ajuizamento dos juizados especiais. Segundo informações do Tribunal de Justiça, o Complexo Judiciário em Potilândia tem estrutura suficiente para receber todas as unidades.
A comarca de Mossoró, com uma população menor que a da Zona Norte de Natal, tem 25 unidades judiciárias com juízes de direito titulares. Então, somente esse argumento autoriza o TJRN a presentear a população da Zona Norte de Natal com a merecida reabertura do Fórum Varella Barca, que é um prédio próprio do Tribunal de Justiça. Que ele funcione plenamente para atendê-la dentro das suas necessidades”, ressaltou o presidente do TJRN, desembargador João Rebouças.
REABERTURA DO FÓRUM VARELLA BARCA DEPOIS DE QUASE 3 ANOS FECHADO:
Depois dos protestos da população que ficaram insatisfeitas com a decisão do fechamento injustificável do Fórum Varella Barca, passado quase 3 anos do fechamento, finalmente usaram do bom senso e resolveram devolver a zona norte o unico acesso da população às suas demandas judiciais, porém a pergunta está em aberto; Porque fecharam? Porque os moradores da zona norte de Natal são tão desrespeitados por aqueles que deveriam cumprir seus papéis e atenderem a população de maneira igualitária? fica a pergunta, a zona norte, assim como todas as zonas da cidade merecem o devido cuidado e respeito com seus cidadãos moradores.