AAvenida Pompéia, maior centro comercial da ZN de Natal, abandono e descaso!!!

IMG_0185.jpg
Avenida pom.jpg

        São aproximadamente 2,6 mil metros de uma via estreita que liga a Avenida das Fronteiras, no bairro Potengi, à Avenida João Medeiros Filho, no Pajuçara. Mas quem já entrou pela primeira vez nessa artéria estreita e alongada da Zona Norte de Natal, de mão dupla, com certeza tomou um susto. Guarnecida por essas duas importantes avenidas, está a Avenida Governador Antônio de Melo e Souza, que é mais conhecida como “Avenida Pompeia”, um verdadeiro shopping a céu aberto, onde é possível comprar de tudo e onde o varejo se mistura ao atacado.

     De farmácias (umas oito) a lotéricas, academias, lojas de conveniência 24 horas, pronta entrega de peças de confecção, clínicas médicas, veterinárias, petshops, oficinas de carros e motos, retifica de motores, açougue e mercadinhos, não há um comércio ou serviço que não tenha ali.

      Uma concentração de tantos negócios que já virou sinônimo de centro comercial até para varejistas estabelecidos em pontos comerciais mais nobres da cidade. E até de alguns lojistas de shoppings, que vão para lá arrematar confecções que revendem em seus pontos pelo dobro ou o triplo do preço.

Mais do que isso, a Pompeia, como é mais conhecida na região, virou um local de oportunidades para muita gente que, desempregada, revende ali as confecções de pronta entrega.

São desde sacoleiros até pessoas que montaram butiques dentro das próprias casas para revender produtos aos vizinhos. Vendedores de porta em porta que descobriram uma maneira de ganhar a vida na Avenida Pompeia. E não é de hoje.

Com forte presença comercial, mas também muitos moradores, principalmente nas pequenas e numerosas ruas que cruzam a artéria principal, a Pompeia é o tipo de avenida que foi crescendo a partir da necessidade.

 

PROBLEMAS DA REGIÃO

 

      Porém nem tudo são flores nesta região, apesar da força econômica, a região carece de infraestrutura básica, falta atenção das gestões publicas que governam a cidade, a avenida Governador Antonio Melo de Souza, como oficialmente é conhecida, sofre com o descaso e omissão de uma gestão municipal que parece não perceber o tamanho e relevancia da avenida, principalmente para a arrecadação de tributos. Em termos de infraestrutura, no local praticamente falta de tudo; Desde uma iluminação de qualidade para quem transita na região a noite (atualmente a via conta com as velhas lampadas amarelas), a buraqueira no asfalto é outro ponto critico e o transito caótico e desordenado, precisando de uma reformulação da via, pois manter a via com duplo sentido tem sido um dos principais fatores que levam ao caos na região.                Além dos pontos citados, a mobilidade e acessibilidade é outro ponto a ser discutido, uma vez que na região não existe padronização de calçadas, muitas das vezes as pessoas dividem o asfalto com os carros, pondo suas vidas em risco, cadeirantes não tem direito de frequentar o local, as lojas e calçadas não possuem acessibilidade. Devido a sua importancia para o comercio da região da zona norte, a avenida Pompéia deveria imediatamente receber melhor atenção por parte da gestão municipal de Natal, sendo esta luta melhor representada principalmente pelos 6 vereadores eleitos e que se dizem moradores da região. 

 

255640.jpg

Transito caótico desorganizado e carregado na maior avenida comercial da zona norte de Natal.

Widget is loading comments...