Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, cumpre o papel para o qual foi projetado?
Sou um defensor da zona norte, quero falar do Aeroporto de São Gonçalo, é um excelente aeroporto, porem alguns fatores devem ser levados em consideração.
1. O mesmo foi projetado para ser um aeroporto de carga.
2. Deveria ser um HUB que aqueceria o setor e valorizaria o turismo na cidade.
3. Distancia: muito distante para quem mora na zona norte, mais distante ainda para quem está nas outras zonas da cidade, para quem vai a Ponta Negra por exemplo, são quase 50KM de distancia.
4. Segurança, extremamente complicado pegar voos noturnos ou desembarques, trajeto extremamente perigoso, varios ataques de assaltantes no trajeto, por esse motivo sou favorável que o aeroporto de Parnamirim seja reativado. Seria melhor para todos, principalmente pela falta de estrutura no entorno desse aeroporto.
Aeroporto de São Gonçalo, extremamente moderno mais distante da capital e não cumpre o papel pelo qual o mesmo foi projetado.
Distante quase 30 km para quem vai para o centro da cidade, Petropólis, Tirol, Lagoa Nova e outros bairros da cidade.
quase 50KM para quem vai buscar a rede hoteleira em Ponta Negra ou via costeira.
De acordo com a CNT (Confederação Nacional de Transportes), o terminal de passageiros tem condições de atender mais de 6 milhões de passageiros por mês. Inaugurado em 2014, Com o investimento de R$ 480 milhões, a estrutura foi construída em 19 meses, seis meses antes do previsto inicialmente. Esse foi o primeiro aeroporto concedido à iniciativa privada pelo Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, do governo federal, e faz parte do momento de transformações no setor da aviação civil brasileira. Localizado a uma hora da capital potiguar, o aeroporto ajudará a desenvolver economicamente a região que, no futuro, receberá o polo industrial do Rio Grande do Norte. O aeroporto está preparado para receber passageiros e carga. O terminal conta com a arquitetura arredondada, ampla, iluminada e confortável. Atualmente, as operações registram média de 36 voos por dia e três voos internacionais por semana pela empresa TAP, que conecta o Rio Grande do Norte com a Europa.
PROBLEMAS:
Alem do fato do aeroporto ter sido construido em terreno que não pertence a UNIÃO, muito menos ao Governo do RN, uma notificação extrajudicial de 2020 tentou paralisar a operacionalidade do aeroporto, uma vez que, conceder uso do que não lhe pertence é contra o princípio de moralidade pública e sem amparo legal”.
A empresa que assumiu o empreendimento, a Inframérica, desistiu do negócio e quer devolvê-lo ao governo federal e ainda pedir uma indenização por seus prejuízos. Ali foram feitos investimentos mais de R$ 700 milhões, mas não deu o retorno esperado – o número de passageiros foi muito abaixo do estimado. Diante disso, o governo já se decidiu pela relicitação para entregá-lo a novo operador. FONTE: Imbróglio: Aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante, pode fechar (diariodoturismo.com.br)
HUB como solução para o fluxo de passageiros e a movimentação do turismo no RN
O que seria um HUB?
Em resumo seria como o ponto central, onde voos de diversas localidades viriam e os passageiros fariam as chamadas conexões, é um aeroporto que serve como centro de distribuição e transferência de voos para conectar os passageiros até seu destino final.
Como tudo que acontece, ou melhor, deixa de acontecer em nosso estado, por termos policos fracos, que não exercem influencia no cenário nacional, mais uma grande novidade que não saiu da teoria, o HUB da LATAN não veio e esse é um dos motivos do aeroporto de São Gonçalo, logisticamente não dar os devidos retorno que tanto esperavam.
Como o HUB não veio e o aeroporto de São Gonçalo não deu o retorno esperado, o que podemos esperar daqui para frente? Infelizmente, apesar de toda infraestrutura de primeiro mundo, o "aeroporto de Natal", apesar de ficar fora de Natal, enfrenta sérios problemas, a infraestrutura fisica do local tem sofrido com a cobertura na area de embarque e desembarque no piso superior se desmanchando e descolando, precisando de reparos, a insegurança no trajeto, apesar de um trailer do PM numa rotatória proximo ao aeroporto, o acesso a area interna, distante quase 1 KM da cancela de acesso, até o terminal de embarque e desembarque, e o valor cobrado e a tolerancia de tempo impraticáveis, fora da realidade e sem condições de receber algum passageiro e não ter que pagar uma amarga tarifa de R$ 18 com 15 minutos de tolerancia. As distancias são grandes em toda a extensão que liga o aeroporto a cidade de Natal, distante acima dos 20 KM para os pontos mais centrais. Creio eu que, diante de tantos percalços, reativar o aeroporto de Parnamirim resolveria boa parte dos problemas em questão e de uma vez, esse aeroporto se tornaria de fato um verdadeiro elefante branco.