EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA ZONA NORTE DE NATAL

#EmancipaçãoPoliticadaZN

Novo Marco Legal do Saneamento — Português (Brasil) (www.gov.br)

 

 

 

         A Região Administrativa Norte de Natal (Em vermelho no Mapa), poderá ser um dos mais novos municípios do Brasil. Está sendo criada uma comissão emancipacionista que pede a separação da Zona Norte do resto de Natal, será a cidade nomeada de Potengí, uma alusão ao Rio que separa as regiões. A comissão formada em sua maioria por moradores da região, lideranças comunitárias, comerciantes, politicos entre outras pessoas, tem em um dos principais argumentos para o pedido a OMISSÃO da gestão municipal e estadual no cumprimento de politicas publicas a serem aplicadas na região e que a cada gestão nenhuma mudança significativa acontece na região.

ARGUMENTOS PARA O FORTALECIMENTO DO PEDIDO;

Em 10 anos, comércio da zona Norte de Natal cresceu 47% - 03/10/2021 - Notícia - Tribuna do Norte. Uma região marcada por profundas mudanças na cena urbana nas últimas décadas. Shoppings, supermercados, farmácias, lojas de variedades e dezenas de pequenos comércios ao longo das principais avenidas. É dessa forma que a paisagem da zona Norte de Natal se transforma e ganha novos contornos. Em 10 anos, o número de negócios ativos na Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern) localizados na área, aumentou 47,33%. O quantitativo acompanha o aumento da população. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal estima que, em 13 anos – entre 2007 e 2020, o número de residentes nessa área da cidade cresceu 23,81%, o maior aumento entre as quatro zonas administrativas da capital. 

INFRAESTRUTURA, O PONTO FRACO DA REGIÃO

Mobilidade Urbana: 

ACESSO PELA PONTE DE IGAPÓ;

Apesar do grande crescimento da região norte da capital, a infraestrutura do local é extremamente precaria, a começar pelos acessos, pela Av. Felizardo Moura, o principal portal de acesso a região e que leva ao aeroporto de Natal, e a varias cidades do interior, o que vemos é uma via, totalmente esburacada, estreita, sem acostamento onde diversas vidas ja se perderam,  sem minima estrutura, onde a anos varias lideranças já protestavam e nenhuma providencia foi tomada, é um verdadeiro funil que ao passar pela ponte de Igapó o que se encontra são inumeros radares e semáforos e não há uma unica passarela para pedestres instalada pelo poder publico, seja estadual, municipal ou federal, um descaso absoluto.

ACESSO PELA PONTE NEWTON NAVARRO;

Apesar da obra dessa ponte ajudar na fluidez do transito, pois facilitou o acesso a região, de contra partida existem alguns pontos que precisam serem observados; Localização; a ponte Newton Navarro não necessariamente foi construida para atender os moradores da zona norte, mais principalmente o turismo, uma vez que os moradores dos bairros centrais da zona norte precisam fazer um verdadeiro balão, como dizem no nordeste, um arrudeio danado para chegar a tal ponte.  Outro problema é exatamente a imensidão de semaforos, enquanto a zona sul de Natal conta com diversos viadutos que ajudam na dissipação do transito de veiculos, na zona norte, os veiculos ao cruzarem a ponte Newton Navarro encontram varios semaforos que acabam deixando o transito lento, o problema de sempre.

DESCASO E ABANDONO COM RUAS, PRAÇAS E AVENIDAS:

No mesmo bairro onde a prefeitura diz investir no turismo, o bairro da Redinha,  mais quem conhece a região sabe que é uma falácia do prefeito da cidade, o Sr. Alvaro Dias, uma vez que ao adentrar pelas ruas e vielas do Bairro Redinha, o que vemos são ruas sem pavimentação, sem saneamento básico e em periodos de chuvas viram verdadeiras piscinas de lama podre, oriundas de fossas estouradas, um descaso absoluto, que ao passar esse periodo a população sofre com muitos mosquitos e principalmente endemias de DENGUE.

O marco do saneamento de 2020 é outro ponto que também não funciona na zona norte de Natal, como em todas as cidades existem os pontos criticos, e apesar do governo falar em 70% das ruas da capital terem sido saneadas, fato é que ruas conhecidas a décadas exatamente pelas situações de alagamento continuam do mesmo jeito, um exemplo são as seguintes ruas: Rua Santa Inês, Loteamento Santa Inês, Pajuçara, Rua Tenente Souza, Pajuçara,  Rua Taraucá, no conj. Santarem, Rua Vale do Sol no Conj. Alvorada, Pajuçara, entre muitas outras ruas e situações que a tempos vem trazendo prejuizos seguidos a população que nunca é indenizada devidamente pelos danos causados pela total omissão publica.

LAGOAS DE CAPTAÇÃO:

Quantos e quantos protestos os moradores de areas de risco da região norte já não fizeram, moradores do conjunto santarém, conjunto Panatis, Loteamento José Sarney, esses são os que a cada ano vivem um drama, uma dor interminável e que parece não ter fim.  Tais lagoas deveriam serem urbanizadas, criando pista de caminhada em seu entorno, academia da terceira idade, total fechamento da area e que as politicas publicas, a lei que prevê como crime ambiental as praticas de poluição ao meio ambiente, sejam verdadeiramente colocadas em pratica, pois sabemos que a população tem sua parcela de culpa. 

OBRAS DO SANEAMENTO BÁSICO:

A empresa estatal CAERN, prestou um grande serviço e um desserviço a população de Natal, uma vez que ao executar as obras do saneamento básico na cidade, não entregou as ruas e avenidas com a mesma qualidade minima encontrada anteriormente, não fizeram um bom serviço de acomodação de solo e o resultado é de ruas e avenidas totalmente esburacadas, verdadeiras crateras se abrindo e engolindo carros e motos, o governo do estado juntamente com a prefeitura não tem um plano de ação para devolver a população vias com minimas qualidade como um dia existiu. 

CONCLUSÃO:

A população da zona norte tem motivos de sobra para não mais acreditar nos gestores publicos que passam pelo municipio de Natal e não dão a devida atenção, com equidade, o que vemos a anos é um absoluto descaso com aquele lado da cidade e o argumento de ter uma gestão propria, voltada tão somente a atender aquele lado da cidade a cada dia amadurece mais e mais no pensamento daqueles que desejam ver uma região forte, valorizada e principalmente organizada, uma vez que os impostos cobrados na região são os mesmos cobrados nos demais pontos da cidade, sendo que a diferença que na região os investimentos não acontecem com a devida prioridade.

 

FONTE: Em 10 anos, comércio da zona Norte de Natal cresceu 47% - 03/10/2021 - Notícia - Tribuna do Norte

Lagoa Panatis.jpg
Vale do Sol.jpg
photo_2022-06-09_16-19-17 (2) - Copia.jpg
WhatsApp Image 2022-07-03 at 09.16.55 (1).jpeg
255640.jpg
20220629_093829.jpg
WhatsApp Image 2022-06-27 at 22.51.31.jpeg
Tenente Souza.jpg

 MÁRCIO ROBERTO VARELA, Bel em Gestão de Politicas Publicas, Mercadólogo, Eletrotécnico,

Ativista e contribuidor  em acões pelas causas sociais

 

Widget is loading comments...