MV adesivo 2.png

Morador da zona norte de Natal, conhecedor da realidade e discriminação com a região, mercadólogo, bacharel em Gestão de Políticas Públicas, pesquisador social, ativista político de direita, candidato a vereador de Natal para representar a maior região da cidade, e a mais discriminada por parte de gestores que apenasusam a região em cada periodo eleitoral e depois somem.

PROPOSTAS PARLAMENTARES POSSÍVEIS

Principais propostas:

Entendemos que o modelo social em que atualmente vivemos, apesar do avanço tecnológico, está totalmente dividido, as pessoas se tornaram individualistas e os assuntos de interesse coletivo se tornaram descartáveis ou não priorizados, por razões como esta temos visto uma sociedade andar para trás, em todos os seus aspectos. Políticas públicas importantes no passado são negligenciadas ou descontinuadas em todas as areas sociais. Serviços públicos como: Transportes, Saúde, segurança, educação, geração de emprego e renda, qualificação ou readaptação  profissional  são temas de extrema relevancia o qual lutaremos para serem novamente priorizadas e pautadas como básicas, portanto, indispensáveis.          O resgate dessas políticas públicas se faz necessário para a manutenção social e o desenvolvimento humano. A seguir apresentaremos a voces nosso passo a passo de ações em defesa dos direitos socais e o resgate da valorização social, direitos e deveres de nossos cidadãos e de nossa sociedade!

UNIÃO DO SOCIEDADE CIVIL PARA FORTALECIMENTO E REPRESENTATIVIDADE PÚBLICA! 

Existem algumas ferramentas subliminares, psicológicas, invisiveis ou imperceptiveis que são aplicadas ao longo do tempo em nossas vidas e que explicam o porque nossa sociedade chegou a este ponto. Hoje em dia a sociedade está totalmente dividida, existem as chamadas tribos, são divisões de todos os tipos, seja no esporte, na musica, nas opções sexuais, raciais, ou seja, nossa sociedade ao longo dos anos se dividiu ao ponto de vermos as vezes, dentro de nossas próprias casas uma clara divisão social, familias que não se falam, não se entendem, não havendo harmonia. Com o advento do avanço tecnológico e a chegada da universalização da internet e também das redes sociais, aquilo que pareceu que traria de volta a união da sociedade, ocorreu exatamente o contrario, as pessoas se fecharam em pequenos mundos e se tornaram mais individualistas ainda a ponto de hoje em dia não mais vermos as crianças se divertirem nas ruas com seus amiguinhos como viamos em um passado não tão distante. 

DIVIDIR PARA CONQUISTAR!

Esta é a estratégia que foi e continua a ser utilizada e que explica a divisão social que existe hoje, na política, os politicos tem buscado no meio social as chamadas lideranças, pessoas que se destacam socialmente, normalmente lideres comunitários, presidentes de conselhos e estas pessoas são seduzidas por propostas vantajosas, em troca, o individuo passa a "apoiar" aquele determinado político. Hoje em dia, os poucos centros sociais, associações de moradores ou conselhos tem os seus políticos apoiadores, na verdade usam estas pessoas como cabos eleitorais para seduzirem a população em novas eleições para manutenção do seu poder e o dominio popular!

 

NOSSAS AÇÕES ENQUANTO PARLAMENTAR

 

1. Buscar a união da sociedade civil, reorganizando as entidades civis como as associações de moradores, centros ou conselhos comunitários, com elaboração de projetos sociais, fortalecimento e independencia financeira. Norteando caminhos para a autonomia financeira da entidade civil, buscando parcerias público/privada promovendo a vida social em comunidade e resgatando valores sociais abandonados ou esquecidos para que o bem estar social e a qualidade de vida possam voltar a ser realidade no meio da sociedade. 

2. Fortalecer a sociedade é dar autonomia e força de representação na busca pelo atendimento público as inumeras debilidades sociais existentes,  em todas as políticas públicas existentes e necessárias para a promoção da qualidade de vida e do bem estar do povo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

greve-saude-Natal-RN-696x313.jpeg

Saúde e bem estar social:

Temos ao longo de varios anos visitado os diversos serviços de saúde pública de nossa cidade, a percepção que tenho é que ao longo de décadas nada mudou, as pessoas continuam indo de madrugada para tirar uma ficha e se consultar com algum médico, as filas de regulação de exame e de medicamentos não tem prazo, cirurgias que deveriam ser realizadas com urgencia são remarcadas para meses depois, exames essenciais para diagnóstico de doenças graves com datas que chegam a meses, as vezes até anos e nossos vereadores, deputados, políticos eleitos para representar e mudarem esta realidade na verdade nada fazem.

baixados (3).jpeg

         Propostas e ações necessárias para a retomada da ordem pública e organização no meio de nossa sociedade!

 

Conforme avancei nas pesquisas sociais, onde o nicho central trabalhado foi a zona norte da cidade de Natal, fica evidente alguns pontos marcantes que justificam o descaso público e principalmente o atraso do atendimento público naquela região, diante disso, pontuaremos aqui, do meu ponto de vista, o que pode ser feito para melhorar e mudar por completo a realidade da região, valorizando e tirando a sociedade das mãos de políticos que usam o lugar tãso somente para manutenção de seus mandatos e nada de relevante fazem em favor da população.

 

politicas-publicas-og.jpg

União da Sociedade Civil

 

 

    A união da sociedade civil pode referir-se a um grupo de organizações da sociedade civil (OSC) que trabalham juntas para alcançar objetivos comuns. As OSC são associações civis sem fins lucrativos, de direito privado e de interesse público. Elas podem ser compostas por instituições de caridade, organizações não governamentais, grupos comunitários, organizações femininas, organizações religiosas, associações profissionais, sindicatos, grupos de autoajuda, movimentos sociais e associações comerciais. A união da sociedade civil pode ser importante para o desenvolvimento de projetos de apoio à qualidade e à equidade na saúde, segurança, infraestrutura e manutenção de tudo ligado a organização e ordem social. As OSC também podem ser aliadas do poder público no desenvolvimento e implementação de políticas públicas que atendam às demandas sociais.

    Uma das ações extremamente necessárias paradefinitivamente proporcionar a retomada da ordem pública no atual cenário social em que vivemos é buscar incessantemente a união  civil social, ou seja, criar meios para que a sociedade civil possa se organizar e que dessa forma venha se fortalecer para ganhar corpo e força de representatividade em busca do atendimento as diversas demandas sociais existentes.

 

PROPOSTAS DE MÁRCIO VARELA PARA CONTRIBUIR COM A RETOMADA E VALORIZAÇÃO SOCIAL EM NATAL/RN.

 

1. Reorganizar, redirecionar, criar centros, conselhos ou associações de moradores nas comunidades, de tal modo a promover a uniformidade de ações, ou seja, que todas as entidades possam "falar" a mesma lingua, isto é, que se norteie um caminho para as associações possam promover em suas comunidades as mesmas ações que ocorrerem em outras comunidades, dessa forma, será criado uma OSC (Organização Civil) onde projetos de políticas públicas serão criados, implementados e repetidos pelas demais associações ou entidades existentes.

 

 

 

 

1_5LnS_9PcIIjINu18jHCm9A.png

Projetos de Política Pública

P

Uma política pública é um conjunto de ações, decisões e programas implementados por governos ou instituições governamentais para abordar questões e problemas de interesse público. As políticas públicas são o resultado da atividade de uma autoridade investida de poder público e legitimidade governamental.  Em um contexto social, projetos de políticas públicas existentes serão implementados e difundidos em diferentes comunidades afim de que tais ações venham promover a organização social em determinada área social, fortalecendo as comunidades e valorizando a região, exemplo:

Ações de proteção ao meio ambiente e areas verdes, controle do descarte do lixo, limpeza pública, promoção da mobilidade e acessibilidade nas comunidades, monitoramento de ruas, entre várias outras situações que a sociedade civil possa contribuir para a retomada da ordem pública, promoção de eventos sociais, cursos, capacitação, etc. 

    O fortalecimento e a união da sociedade civil é nossa principal bandeira, uma sociedade dividida é facilmente dominada e manipulada, a união social organizada se torna indispensável para a luta contra a discriminação social, negligencia, desassistencia por parte do poder público. Por não termos uma sociedade unida é o motivo de vermos obras começarem e não terem prazo para o término, politicos que, além de não cumprirem seu papel institucional, ainda utilizam exatamente as poucas entidades civis para manipulação e manutenção do mandato, normalmente seduzem os representantes dessas entidades com dinheiro, promessas e as mais diversas propostas e esses representantes, seduzidos por estas propostas, de certo modo perde o foco principal que é a representatividade dos interesses de sua comunidade.

    * Criaremos centros comunitários onde não houver, recuperaremos todas as entidades civis de interesse público que existirem, principalmente na zona norte de Natal. 

       * Buscaremos a independencia financeira destas instituições através da participação público e privada para a manutenção institucional, através de pequenas taxas sociais voluntárias e assim a entidade ter recursos proprios para sua manutenção, bem como a participação de empresas através de programas sociais.

    Em resumo detectaremos a problemática social, formularemos as ações e políticas existententes para intervenção,  decidiremos o melhor caminho a seguir, implementaremos as ações e avaliaremos sua efetividade, eficácia e eficiencia a cada periodo, mensal ou bimestral.