HOSPITAL DR. JOSÉ PEDRO BEZERRA OU HOSPITAL SANTA CATARINA

ty-p-th-wuin-ni-o-np-nm-.jpeg

      Em novembro o hospital Santa Catarina, o principal hospital que não só atende ocorrencias da zona norte da cidade, como também ocorrencias nas cidades próximas, como Extremoz, Ceará Mirim e São Gonçalo, completará 37 anos de fundação, inaugurado em 13 de novembro de 1985, funcionava como um posto de saúde que fazia pronto atendimentos em clinica geral. Por localizar-se no Conj. Santa Catarina, no bairro Potengi, zona norte da cidade passou a ser conhecido pelo nome do conjunto, ou seja, Hospital Santa Catarina.

      Com o passar dos anos, recebeu investimentos e de um posto de saúde se tornou o maior hospital localizado na região norte da cidade de Natal e segundo maior hospital do estado do RN. O hospital se tornou referencia em internação de clínica médica, incluindo hemodiálise, ortopedia, trauma abdominal, abdômen inflamatório e obstetricia de alto risco de acordo informações adquiridas no portal do Governo do RN.

PROBLEMAS NA INFRAESTRUTURA:

Apesar dos elogios por parte do governo e quem faz parte da unidade hospitalar, a população, principal usuário e real avalista do local não tem muitos elogios a se fazer, uma vez que, varias situações de descaso e omissão médica e infraestrutura precária, são uns dos pontos de maior reclamação por parte dos usuários, além da falta de especialidade como o setor de ortopedia que os atendimentos foram suspensos e transferidos para o hospital Walfredo Gurgel, o maior do estado.  Além disso, o abandono com a infraestrutura do local é outro fator preocupante para todos os que necessitam dos serviços daquele hospital, cadeiras enferrujadas, lixeiras abertas, paredes sujas, portas sem fechaduras, entre tantas outras coisas são motivos para que a população perceba um certo abandono com a preservação do local, que por se tratar de um local que cuida da saúde humana, deveria ser, por obrigação um espaço limpo, zelado e preservado a todo tempo.

 

WhatsApp Image 2022-06-22 at 12.39.04.jpeg

Portas sujas e com fechaduras quebradas.

WhatsApp Image 2022-06-22 at 12.37.04.jpeg

Cadeiras enferrujadas e/ou quebradas

WhatsApp Image 2022-06-22 at 12.36.57.jpeg

Lixo exposto em lixeiras sem tampa.

WhatsApp Image 2022-06-22 at 12.35.48.jpeg

Materiais de expediente e limpeza armazenados nos corredores do lugar.

WhatsApp Image 2022-06-22 at 12.29.25.jpeg

E o mais interessante, um aviso de proibição de fotografar ou filmar um espaço publico. Qual será o motivo da proibição? O que estão querendo esconder da população que paga uma das maiores cargas tributárias do mundo e não recebe com excelencia de beneficios os milhões e milhões que são pagos pela população.

SUSPENSÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS EM 2022;

Ainda neste ano de 2022, cirurgias eletivas foram suspensas no Hospital Santa Catarina, onde a comissão de saúde da Câmara Municipal de Natal, esteve presente ao local, afim de se averiguar a situação e buscar soluções junto aos administradores do local.

     "partir de denúncias de que haviam na ocasião, cirurgias desmarcadas quando o paciente já está no hospital, sem que ele soubesse antes. Procuramos entender o que de fato acontece", explicou o vereador Luciano Nascimento (PTB)."

      Na ocasião, o diretor médico da unidade hospitalar reconheceu a existencia do problema e que culpou a falta de comunicação entre equipe médica e pacientes, argumentou também que são procedimentos que podem ter suspensão ou adiantamento, porém justificou os cancelamentos por conta do adoecimento dos profissionais de saúde. Além disso o diretor falou que a fila de cirurgias eletivas é controlada pelo Ministério Público do RN o que causa estranheza, uma vez que a regulação deveria ser feita pela Secretaria Estadual de Saúde. Fonte: Comissão de saúde apura suspensão de cirurgias no Hospital do Santa Catarina | Câmara Municipal de Natal (cmnat.rn.gov.br)

fef1bc0d4321e6e30b1a89c2c1797b36.jpg

Atendimentos Trauma-ortopédicos suspensos a mais de 10 anos:

Apesar da importância para a saúde e o grande numero de ocorrencias, onde as principais vitimas que encabeçam os casos  de atendimentos na area ortopédica, a mais de 10 anos, os atendimentos ortopédicos, que outrora fazia parte das especialidades de atendimentos do Hospital Santa Catarina, foram suspensos, as pessoas vitimas de situações que necessitem atendimento ortopédico são encaminhadas para o Hospital Walfredo Gurgel ou para a rede privada de saúde. Tal situação nos leva a pensar que, infelizmente a zona norte de Natal não é adequadamente atendida também na area de saúde, mesmo com determinação judicial, ainda em 2012, até hoje, 10 anos depois, os serviços não foram retomados e ninguem, nem deputados, nem vereadores, MPRN, Defensoria Publica, Procuradoria Geral do Municipio ou do Estado, nenhuma dessas instituições resolveram o problema que se estende por mais de 10 anos. Um verdadeiro descaso, omissão e falta de prioridade com as políticas públicas implementadas por aquele lado da cidade.

      O problema sempre será de gestão, se as politicas públicas que já existem não forem praticadas de maneira sustentável, e deixarem de ser politiqueiras e geridas de acordo com a boa vontade do gestor da cidade, sempre passaremos pelos mesmos problemas. A política publica da saúde, assim como em outras areas precisa ser apartidaria, devem ser politicas que, independente do politico eleito para a gestão da coisa pública, que tais politicas deixem de serem praticadas. Um exemplo fora da saúde é a prefeitura de Natal não ter em seu quadro fixo, uma equipe técnica exatamente para tapar os buracos diversos que aparecem nas ruas e avenidas da cidade, tendo sempre que fazer uma licitação ou um contrato emergencial para solucionar tais problemas, hoje Natal está uma verdadeira trincheira, trazendo além de prejuizos aos proprietários de veículos, tal situação já provocou acidentes e até mortes na cidade.

Trauma.jpg
Widget is loading comments...