Problemas que comprovam o descaso da Prefeitura com a Zona Norte de Natal

 

    Maior região entre as 4 zonas de Natal, a região norte, ou zona norte, onde estão concentradas em torno de 40% dos moradores de Natal, também é o segundo maior colégio eleitoral do RN!

 

 

    Apesar de sua importancia territorial e economica para a cidade do Natal, a zona norte, historicamente sempre foi tratada como o patinho feio da cidade, tanto é verdade que os investimentos que chegam nas outras zonas da cidade, não chegam na região, e quando acontece, os investimentos chegam com uma qualidade inferior, conforme imagens a seguir:

No video falamos sobre a maneira omissa e discriminatória em que a zona norte é tratada por quase todos os gestores que passaram , tanto pela gestão municipal, quanto que pela gestão estadual, provocando um atraso temporal de décadas, uma vez que no Brasil existem cidades menores, recém criadas e que estão anos luz a frente da zona norte de Natal.

ty-p-th-wuin-ni-o-np-nm-.jpeg

A mais de 10 anos que os atendimentos de ortopedia foram suspensos no segundo maior hospital do RN, o Hospital Santa Catarina, localizado no conj. de mesmo nome na zona norte de Natal

maxresdefault (5).jpg

Arvore natalina instalada na zona sul de Natal, uma das maiores do Brasil

50673892702_d7c37eca88_h.jpg

Arvore natalina instalada na zona norte, mediocre, ornamentos reaproveitados de anos anteriores e medindo pouco mais de 5 metros de altura!

   Mesmo com tantos pontos positivos para a região, infelizmente os moradores do local não usufruem dos mesmos investimentos praticados nas demais regiões, dentre eles citaremos obras como a Pró Transportes, iniciada em meados do ano de 2005, mesmo passados 17 anos, a obra segue incompleta, muitos comercios e residencias ao longo desses anos foram impactadas com os efeitos oriundos das ações do governo, que não consegue dar uma resposta a população. Exemplo do descaso estão a avenida das Fronteiras na altura do conj. Panatis, totalmente abandonada, entregue a lama, buracos, desorganização estrutural do transito trazendo muito estresse e insatisfação para todos os que precisam transitar pela localidade.

154281663_L3XH0SvpZc7tM8FLrXtD8tscz-Ys1QvorZ1THkHUidg.jpg

   Avenida das Fronteiras, muita lama no lugar, buracos e uma via estreita e de mão dupla, parte do que deveria ser uma obra federal do programa chamado Pró Transportes.

IMG-20170614-WA0005.jpg

Avenida das Fronteiras, muita lama no lugar, buracos e uma via estreita e de mão dupla, parte do que deveria ser uma obra federal do programa chamado Pró Transportes.

 

   Diante de tantos problemas, Listamos sete situações enfrentadas diariamente pela galera de lá, que comprovam o descaso da Prefeitura:

 

1 — Falta de Espaços de Lazer

Os moradores da zona Norte reclamam da falta de espaços de lazer, como, por exemplo, quadras esportivas. As poucas que existem estão abandonadas, sem estrutura nem conservação. A juventude fica sem nenhuma alternativa para se distrair, encontrar a galera ou praticar seu esporte favorito.

 

 

hq720.jpg

   Tradicional pista de BMX localizada no conj. Santa Catarina, hoje é um amontoado de terra, abandonada, os atletas não recebem nenhum tipo de incentivo para a pratica do esporte.

photo_2022-06-09_16-19-17 (2) - Copia.jpg

Ginásio de Esportes do conj. Soledade 2, totalmente abandonado, sua gestão foi tirada do centro desportivo do bairro e repassada para a secretaria de educação do Estado do RN, desde então os campeonatos acabaram, a população perdeu o direito da pratica de esportes e hoje o estado do prédio é de total abandono conforme imagem acima. Um absurdo!

2 — Iluminação Pública

A zona Norte é a região mais às escuras de Natal. A iluminação pública na maioria dos bairros, principalmente nos mais periféricos, é precária. Isso se reflete, por exemplo, no aumento da sensação de insegurança. O medo é maior entre as mulheres, que muitas vezes chegam tarde do trabalho ou da faculdade, descem em paradas de ônibus escuras e percorrem ruas mal iluminadas até chegarem em casa.

 

   O empresário Enio Lopes,  se deu o trabalho de percorrer toda a extensão da Av. Pompéia, a mais importante via do comercio da zona norte e que não recebe os devidos cuidados, imaginem as areas mais periféricas da região!

3 — Transporte Interbairros

O transporte público não é interligado na zona Norte. Quem precisa, por exemplo, ir do Pajuçara para o Vale Dourado tem que pegar, no mínimo, dois ônibus. Além de levar mais tempo, as pessoas ainda têm que arcar com uma despesa extra, porque são obrigadas a pagar duas tarifas.  A população reclama, há anos, da falta de mobilidade interbairros, mas as últimas gestões não fizeram nada para resolver o problema.  Apesar de ter sido instalado no conj. Soledade 1, o que seria exatamente um terminal de integração, que serviria de HUB, trazendo os usuários dos diversos bairro da região e desse modo interligando com os tranportes publicos oficiais, bem como com a estação do VLT que fica exatamente ao lado desse local, porém misteriosamente um projeto desse que iria sanar o problema de mobilidade da região foi rapidamente descontinuado.

WhatsApp-Image-2019-10-03-at-10.08.59.jpeg

Não existe um link entre os transporte chamados opcionais e as linhas da concessão publica na cidade de Natal.

23799.jpeg

Inaugurado na primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves, o Terminal de Integração do Conjunto Soledade I, na região Norte da cidade

 

4 — Praças Sucateadas

A maioria das praças da zona Norte, assim como nas demais regiões da cidade, estão sucateadas. O que deveria ser um equipamento de lazer da comunidade sofre com o lixo, o mato e a falta de conservação.

Além da falta de conservação, a insegurança, agravada pela precária iluminação em muitas delas, tem afastado a população desses equipamentos públicos.

Natal tem em torno de 80 praças, espalhadas pelas quatro regiões administrativas da cidade, mas que não têm servido como deveriam aos moradores da capital. Em vez disso, muitas se tornaram pontos de encontro de usuários de drogas.

37950139_u4QMn9Okd4536qWeBmeqlilTrJsI8UIaDQRIjfNUBv0.jpg

Uma das principais areas públicas da zona norte de Natal, ao lado da Av. Dr. João Medeiros Filho, o local não recebe os investimentos adequados para transformação em uma verdadeira area de lazer para todos os moradores da região.  Sendo muitas das vezes o espaço ocupado para instalação de circos, parques e area de eventos diversos.

5 — Lixo

   A coleta de lixo é uma coisa básica, mas nem isso a atual gestão faz direito. Os moradores sofrem com a irregularidade do serviço. O resultado é o que vemos em todos os bairros da região: lixo acumulado nas ruas. No Nordelândia o drama é maior por causa do lixão que existe no conjunto, no bairro de Lagoa Azul. no bairro Pajuçara existe um lixão a céu aberto, com extensão de quase 200 metros, apesar da prefeitura da cidade ter ciencia do problema, nenhuma providencia foi tomada.

    Vale salientar que em 2010 , entrou em vigo a Lei 12.305 que prevê que todos os rejeitos do país devem ter uma disposição final ambientalmente adequada no prazo máximo de 4 anos, no caso até 2014, estamos em 2022 e vemos na cidade varios setores que são usados para depósitos desse rejeitos, tais como: Lagoa de Captação de Panatis, Lagoa de Captação do Santarém, bem como na rua Amaro Ienaga, no bairro Pajuçara, sendo este local a situação mais critica da região, conforme imagens a seguir:

32566.jpeg
Lagoa Panatis.jpg

6 — Saúde

A saúde é caótica em todas as áreas da cidade, mas é ainda pior na zona Norte. A região concentra 40% da população de Natal, mas quem precisa dos serviços dos postos e unidades básicas passa o maior sufoco para ser atendido. O bairro de Nossa Senhora da Apresentação é um exemplo do descaso da atual gestão. Das cinco unidades de saúde que deveriam estar funcionando, apenas duas estão em atividade — no conjunto Parque dos Coqueiros e no loteamento Vale Dourado. No Soledade 2 constantemente faltam medicamentos simples para a população.

Uma unidade está em reforma há um ano na comunidade Planície das Mangueiras. A do Jardim Progresso deveria ter sido entregue há um ano, mas ainda está na fase de alvenaria, com apenas 30% das obras concluídas. No Loteamento Aliança, não há previsão para construção da unidade básica, mesmo o município tendo comprado um terreno por R$ 350 mil — acima do valor do mercado.

Unidade-de-Soledade-II.jpg

UBS do conj. Soledade 2 frequentemente com problemas de falta de medicamentos simples, como para os pacientes com diabetes.

07 — Redinha Abandonada

A Redinha é a única praia urbana da zona Norte. É a principal alternativa de lazer da população daquela região da cidade, mas está abandonada pela Prefeitura. A insegurança, a falta de estrutura, as calçadas esburacadas e a coleta irregular do lixo são alguns problemas que comprovam o descaso da atual administração. A situação da Redinha é o reflexo de uma gestão que não planeja, não inova e não tem nenhum projeto de requalificação da nossa orla.

    "PARTICIPEM DE NOSSOS GRUPOS, COLABOREM COM IDÉIAS, VAMOS SER AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO DA ZONA NORTE DE NATAL, NÃO MAIS PODEMOS SIMPLESMENTE ASSISTIR TODO DESCASO E OMISSÃO DE UMA GESTÃO QUE POUCO SE IMPORTA COM ESSA REGIÃO DA CIDADE. OU A PREFEITURA VERDADEIRAMENTE VALORIZA A ZONA NORTE OU LUTAREMOS PARA QUE A REGIÃO SEJA SEPARADA DE NATAL E VENHA A TER ADMINISTRAÇÃO PROPRIA ATRAVÉS DE UMA EMANCIPAÇÃO POLITICA!"

Widget is loading comments...

Márcio Roberto Varela

Bel. Gestão de Políticas Públicas

Mercadólogo

Eletrotécnico

1284902717..jpg